Menu

Corpo de Bombeiros realiza ações para evitar acidentes e afogamentos em Santa Quitéria

Foto: Reprodução/@cbm.ce

Equipes do Corpo de Bombeiros (CBM) e do Posto Avançado de Ipueiras realizam ações preventivas, em pontos da passagem do Rio Jacurutu, para evitar acidentes e afogamentos, nesta quarta-feira (28). Devido à intensidade das chuvas em Santa Quitéria, na região norte do Estado, o nível do rio aumentou e transbordou, deixando cerca de 150 famílias desabrigadas. O CBM informou que está analisando uma barragem e resgatando pessoas de áreas mais afetadas.

“Cerca de 150 famílias foram afetadas diretamente, ficando desalojadas. Parte das vítimas foi levada para duas escolas, outra foi para casa de familiares. Foram disponibilizadas cestas básicas e kits de higiene pessoal para elas”.

ENCHENTE 

O aumento do nível do Rio Jacurutu provocou uma enchente em Santa Quitéria e deixou 150 famílias ficaram desabrigadas, nesta terça-feira (27). Há quase três décadas o rio não recebe tanta água na quadra invernosa. Açudes e barragens também estão nos limites dos volumes, aumentando a preocupação dos habitantes. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), está em São Paulo e determinou a adoção imediata de providências para minimizar o sofrimento da população de Santa Quitéria.

“Estou acompanhando, atentamente, a situação das enchentes no município de Santa Quitéria. Com as fortes chuvas desta terça-feira, o Rio Jacurutu transbordou e invadiu algumas casas próximas. Cerca de 150 famílias foram afetadas, de acordo com a Prefeitura. O Governo do Ceará, imediatamente, enviou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para auxiliar os moradores atingidos pelas cheias“, disse o governador nas redes sociais.

A Prefeitura disponibilizou locais para abrigar as famílias atingidas. Além disso, o ginásio poliesportivo da cidade recebe alimentos, roupas e cobertores. Atualmente, as escolas municipais Lúcia Andrade e Almeida Jucá estão abrigando a população atingida. Ao Opinião CE, a vereadora Sônia Paiva (MDB) disse que o bairro Cinzas é o mais afetado com a enchente. Ainda, segundo a parlamentar, a chuva ficou muito intensa durante a manhã desta terça-feira (27).