Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 180 municípios do Ceará entre terça e esta quarta-feira (28) – registrando o intervalo de 24h mais chuvoso neste ano. Entre as cidades com maiores volumes registrados estão São Gonçalo do Amarante (189mm), Granja (188.4mm), Paracuru (170mm), Jijoca de Jericoacoara (161 mm), Santa Quitéria (144mm) e Forquilha (143mm). Ainda de acordo com a Funceme, o Estado deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira (1º). Os dados foram atualizados até às 14h30.
“A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) espera redução da atividade convectiva, que é a subida de ar mais quente e menos denso, fazendo com que as chuvas no centro-norte do Ceará tenham acumulados menores em relação aos últimos dias”, aponta o órgão.
Em Fortaleza e Região Metropolitana, as principais precipitações da semana devem ocorrer nesta quarta-feira (28). Entre quinta (29) e sexta-feira, a Funceme prevê céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens nos períodos da tarde e da noite. Este cenário previsto se dá pela tendência de permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo à costa norte do estado.
OCORRÊNCIAS EM FORTALEZA
Durante a madrugada desta quarta-feira (28), a Defesa Civil de Fortaleza atendeu seis ocorrências, sendo cinco riscos de desabamento, no Barroso, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Damas e Messejana. Além disso, também houve um desabamento parcial, no Montese, mas sem necessidade de remoção dos moradores.
Segundo a Defesa Civil de Fortaleza, equipes estão monitorando a Capital de modo integral. “Uma força-tarefa formada pelas secretarias Municipal da Segurança Cidadã, Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos e Autarquia de Trânsito e Cidadania e Defesa Civil está atuando como forma de diminuir os impactos das chuvas na cidade”, diz a nota enviada ao OPINIÃO CE.
No mês de fevereiro, a capital cearense registrou a segunda maior chuva dos últimos cinquenta anos. Em casos de desabamento, inundação, alagamento e outras ocorrências causadas em decorrência da chuva, a população deve acionar a Defesa Civil de Fortaleza através do 190.
