Menu

Alece entrega primeiros equipamentos para 22 cozinhas do Ceará Sem Fome, em Fortaleza

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) assinou, nesta quarta-feira (28), o termo para a entrega do primeiro lote de equipamentos para cozinhas comunitárias cadastradas no programa Ceará Sem Fome, no bairro Jardim Guanabara, em Fortaleza. Na ocasião, o presidente do Legislativo, Evandro Leitão (PT), comunicou a distribuição de utensílios como freezers, liquidificadores, fogões e panelas a 22 unidades vinculadas ao programa. As cozinhas beneficiadas no primeiro dos 11 lotes a serem entregues na capital cearense estão localizadas em quatro bairros: Vila Velha, Jardim Guanabara, Quintino Cunha e Barra do Ceará.

Secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins detalhou que as cozinhas deste primeiro lote serão beneficiadas com algum tipo de equipamento, mas nem todas receberão todos os utensílios. “Há cozinhas que são bem equipadas, que não precisam de freezer, geladeira ou fogão. Daí entregamos o que necessitavam, como panelas e equipamentos de cozinhas industriais”O termo de doação dos equipamentos às Unidades Gerenciadoras (UG) foi assinado nesta quarta. “Até quinta-feira (29), serão entregues os equipamentos a todas essas 22 cozinhas”, comunicou.

O próximo lote, como afirmou a secretária, deverá ser enviado na próxima sexta-feira (1º de março) ainda para cozinhas localizadas na Capital. A cidade recebe os primeiros equipamentos por solicitação do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome. Fortaleza concentra a maioria dos beneficiários da política. Para o Interior, como pontuou Evandro, os equipamentos devem ser enviados em maio. 

“JUNÇÃO DE ESFORÇOS”

Segundo o presidente, o momento de entrega de equipamentos só foi possível graças a uma junção de esforços. Evandro cumprimentou os demais deputados que estavam presentes e agradeceu a sua esposa, Cristiane Leitão, pelo “empenho, dedicação e trabalho” que realiza. A primeira-dama da Casa também foi a idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia. Lia Freitas, primeira-dama do Estado do Ceará, foi outra que recebeu os agradecimentos de Leitão. A esposa do governador Elmano de Freitas (PT) preside o Comitê Intersetorial de Governança do programa.

“Um dia extremamente simbólico. Há aproximadamente um ano aprovamos o Projeto de Lei que virou Lei para distribuímos os equipamentos em cozinhas comunitárias”, lembrou. “Quero fazer um agradecimento mais que especial a todas as cozinheiras que estão no programa, trabalhando, muitas delas, voluntariamente, para que possamos dar nossa contribuição àqueles que mais precisam”, avaliou o parlamentar.

O petista lembrou ainda que o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o seu terceiro mandato, no início de 2023, com o país novamente no mapa da fome. “Tem Governo que gosta de fazer pontes e asfaltar, e tem Governo que gosta de olhar para aqueles que mais precisam”. Como acrescentou o deputado, o Governo do Ceará faz parte de “um projeto político que olha para as pessoas”, e citou as lideranças de Elmano e do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que são quem “capitaneiam” o projeto, segundo Evandro.