A Prefeitura de Fortaleza assinou um acordo de cooperação com a Câmara Municipal de Sines, cidade litorânea de Portugal, para ações conjuntas entre os dois Executivos com foco no desenvolvimento urbano sustentável e tecnológico. A parceria, firmada na última sexta-feira (23), encerrou a agenda institucional do superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor) e vice-prefeito da capital, Élcio Batista (PSDB), por cidades portuguesas. Conforme o vice-gestor, as duas cidades (Fortaleza e Sines) possuem características semelhantes.
“Ambas possuem portos e um grande potencial para se tornarem centros tecnológicos e berços de talentos na economia criativa e tecnológica”, afirmou Batista. Além da aliança com Sines, também foi celebrado acordo com as cidades de Lisboa e Luanda, capitais de Portugal e Angola, respectivamente. Em tais ocasiões, as assinaturas preveem alianças para o planejamento bilateral nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável, habitação social, mobilidade urbana e microurbanismo experimental, entre outras.
A agenda internacional do vice-prefeito, fruto de diálogos iniciados em novembro de 2023, quando Fortaleza foi sede da XXXIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), foi iniciada no último dia 18 de fevereiro, na cidade de Maputo, em Moçambique. Conforme Élcio, os acordos permitem “intercâmbio de boas práticas, visitas técnicas e implementação de programas e projetos conjuntos”.
Segundo a Prefeitura de Fortaleza, além de estabelecer cooperações, Élcio Batista e a assessora de Assuntos Institucionais, Joana Nogueira, apresentaram iniciativas inovadoras desenvolvidas na capital cearense, como os postos de saúde itinerantes e os Tuk-tuks dos Remédios, que fazem parte do programa Vem Saúde.
