Menu

Com madrugada de chuva forte, Defesa Civil registra 14 ocorrências em Fortaleza

As fortes chuvas da madrugada desta terça-feira (27) causaram problemas em bairros da capital cearense. Entre segunda e esta terça-feira (27), as equipes da Defesa Civil de Fortaleza atenderam 14 ocorrências. Os chamados mais frequentes são os riscos de desabamentos, alagamentos e inundações. Ao todo, foram registrados dois alagamentos, sendo um no Papicu e outro no Conjunto Palmeiras; três desabamentos parciais, no Cais do Porto, Mondubim e Passaré; e um solapamento, no Antônio Bezerra. Além disso, o órgão informou que existe risco de oito desabamentos nos bairros Cais do Porto, Fátima, Itaperi, Messejana, Presidente Vargas, Serrinha e Vicente Pinzón.

Segundo a Defesa Civil de Fortaleza, equipes estão monitorando a Capital de modo integral. “Uma força-tarefa formada pelas secretarias Municipal da Segurança Cidadã, Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos e Autarquia de Trânsito e Cidadania e Defesa Civil está atuando como forma de diminuir os impactos das chuvas na cidade”, diz a nota enviada ao OPINIÃO CE.

No mês de fevereiro, Fortaleza registrou a segunda maior chuva dos últimos cinquenta anos. Em casos de desabamento, inundação, alagamento e outras ocorrências causadas em decorrência da chuva, a população deve acionar a Defesa Civil de Fortaleza através do 190.

CHUVAS NO CEARÁ

O Estado registrou chuvas em mais de 120 municípios entre segunda e esta terça, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores volumes foram observados em Santa Quitéria (91.4 mm), Bela Cruz (89 mm), Maracanaú (83.2 mm), Tamboril (80 mm) e Cruz (50 mm). De acordo com a Funceme, o Estado segue com instabilidade atmosférica para os próximos dias. “A instabilidade deve favorecer cobertura do céu entre nublado e parcialmente nublado entre terça-feira e quinta (29), com chuva de intensidade fraca a forte (principalmente nas macrorregiões do centro-norte do Estado, como faixa litorânea por exemplo)”, aponta a Funceme.

Os eventos de chuva podem vir acompanhados de raios e rajadas de vento. “Em relação à temperatura máxima, os valores mais elevados, em torno de 34°C, tendem a ocorrer nas regiões Jaguaribana e no Cariri, enquanto nas demais regiões deverá variar de 29° a 33°C. Em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), as temperaturas máximas devem ficar em torno de 31°C e as mínimas de 23°C”.