O Governo Federal reconheceu, nesta segunda-feira (26), situação de emergência em Quixadá devido a estiagem. O reconhecimento, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), veio por meio da Defesa Civil Nacional. Com isso, a Prefeitura Municipal pode solicitar recursos para que ações sejam tomadas em relação aos desastres. Além do município cearense, outras 41 cidades de 10 estados tiveram a situação reconhecida pelo Governo Federal.
O estado do Acre foi a Unidade da Federação (UF) com mais municípios reconhecidos nessa situação – 17, no total. O estado é seguido por Rio Grande do Sul, com oito, e Minas Gerais, com seis.
Na semana passada, também tiveram a situação de emergência reconhecida no Ceará os municípios de Aiuaba, Itatira, Quixeramobim e Salitre. As cidades podem solicitar ações assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazer transporte dos mantimentos. O repasse será liberado quando os planos de trabalho forem apresentados pelas prefeituras e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.
COMO SOLICITAR RECURSO
Para realizar a solicitação de recursos, os beneficiados devem acessar o Sistema Integrado de informações sobre Desastres (S2iD). Em seguida, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados nos planos de trabalho. A aprovação é publicada no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.
