Devido às chuvas de forte intensidade que atingiram o Ceará entre domingo e esta segunda-feira (26), a Defesa Civil de Fortaleza registrou quatro ocorrências. Ao todo, foram registrados dois alagamentos, sendo um na Paupina e outro na Lagoa Redonda. O órgão registrou, ainda, um risco de desabamento no Benfica e na Jacarecanga, sem vítimas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará registrou chuvas em 137 municípios, com precipitações de quase 200 mm. Fortaleza registrou chuva de 69 mm entre 7h de domingo e 7h desta segunda.
Segundo a Defesa Civil de Fortaleza, equipes estão monitorando a Capital de modo integral. “Uma força-tarefa formada pelas secretarias Municipal da Segurança Cidadã, Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos e Autarquia de Trânsito e Cidadania e Defesa Civil está atuando como forma de diminuir os impactos das chuvas na cidade”, diz a nota enviada ao OPINIÃO CE.
Maiores chuvas do dia:
- Maranguape (Posto: FAZENDA COLUMINJUBA): 195 mm
- Chorozinho (Posto: CHOROZINHO): 139.6 mm
- São Gonçalo do Amarante (Posto: SANTO AMARO): 118 mm
- Horizonte (Posto: HORIZONTE): 108 mm
- Maranguape (Posto: VICOSA 01): 102.4 mm
- Caucaia (Posto: CAUCAIA): 102.1 mm
- Ocara (Posto: SERRAGEM): 101 mm
- Maranguape (Posto: VICOSA 02): 94.4 mm
- Maranguape (Posto: MARANGUAPE): 91 mm
- São João Do Jaguaribe (Posto: FAZENDA LOGRADOURO): 87 mm
No mês de fevereiro, Fortaleza registrou a segunda maior chuva dos últimos cinquenta anos. Desde o dia 1º de fevereiro até este domingo (25), foram registradas 269 ocorrências em toda a capital cearense. Os chamados mais frequentes são os riscos de desabamentos, alagamentos e inundações. Uma força-tarefa formada pelas secretarias Municipal da Segurança Cidadã, Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos e Autarquia de Trânsito e Cidadania e Defesa Civil atuam no controle de diminuição dos impactos das chuvas.
CHUVAS NO CEARÁ
O Ceará já superou a média observada de 121,3 mm em chuvas para o mês de fevereiro. Conforme a Funceme, o Estado registrou 184.2 mm de precipitação. A macrorregião com o maior desvio positivo é o litoral de Fortaleza. Para o período, a média é de 145.7 mm, mas já precipitou 299.5 mm em fevereiro. Na sequência aparecem Cariri (239.1 mm), Litoral Norte (226 mm) e Ibiapaba (213.9 mm).
Leia mais em: Ceará já supera em mais de 50% a média de chuvas para fevereiro; confira números
