Menu

Ceará já supera em mais de 50% a média de chuvas para fevereiro; confira números

Foto: Natinho Rodrigues

Entrando na última semana de fevereiro, o Ceará já superou em 51,8% a média observada (121,3 mm) de chuvas para o período. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até esta segunda-feira (26) precipitou 184.2 mm em todo o Estado. A média histórica para o intervalo é de 121.3 mm. O Litoral de Fortaleza é a macrorregião com maior desvio positivo (105.6%). Para o período, a média é de 145.7 mm, mas já precipitou 299.5 mm em fevereiro. Na sequência aparecem Cariri (239.1 mm), Litoral Norte (226 mm) e Ibiapaba (213.9 mm).

Ainda assim, o prognóstico da entidade para esta quadra chuvosa (fevereiro a maio) é de chuvas abaixo da média. Na última semana, o Ceará apresentou dias consecutivos com chuvas em todas as regiões. As precipitações só diminuíram de sábado para domingo, quando choveu em apenas 28 cidades. Os destaques foram Coreaú (47,2 mm), Granja (39,2 mm) e Paracuru (28 mm). Já entre domingo e esta segunda, choveu em cerca de 130 cidades. Os maiores volumes foram observados em Maranguape (195 mm), Chorozinho (139.6 mm), São Gonçalo do Amarante (118 mm), Horizonte (108 mm) e Caucaia (102.1 mm).

Fortaleza registrou chuva de 69 mm no intervalo de 24h.

PREVISÃO

A previsão para esta segunda-feira (26) segue sendo de céu variando de parcialmente nublado a nublado com chuva em todas as macrorregiões, sendo mais abrangentes no centro-sul do Ceará, cuja intensidade pode variar de moderada a forte. Conforme a Funceme, o principal motivo das chuvas previstas é atuação de um Vórtice ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, que tem como característica a circulação dos ventos no sentido horário em torno de seu centro seco, e presença de nebulosidade e precipitação em suas bordas. Além disso, o Estado sofre efeitos locais, como sistema de brisa e interação dos ventos com o relevo.

Para esta terça-feira (27), a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões, situação que deve se repetir até quarta-feira (28), pelo menos.

Em relação às temperaturas, as máximas mais elevadas tendem a ocorrer nas regiões da Jaguaribana e do Cariri, até 35ºC, enquanto que nas demais regiões as máximas variam entre 29 a 33ºC. Em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), as temperaturas máximas podem chegar a 32ºC, com mínimas de 23°C.