Menu

Ceará já registrou mais de 60 mil raios neste ano, segundo a Enel Ceará

De acordo com dados divulgados pela Enel Ceará e atualizados nesta segunda-feira (26), ocorreram 63.992 raios em todo o Estado do Ceará em 2024. As regiões que se destacam com os maiores índices de registros de raios são o Cariri, Centro-Sul e Vale do Jaguaribe. A contabilização dos raios foi feita pelo Sistema de Monitoramento e Alerta, que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas no Ceará.

Confira a seguir alguns cuidados que devem ser tomados durante a tempestade:

  • Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico etc.;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar;
  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Os municípios cearenses mais atingidos até o momento foram Jaguaretama (2.447), Acopiara (2.237), Santa Quitéria (2.212), Granja (2.086) e Mauriti (1.787). Somando 13.070, que representa mais de 20% da quantidade de raios registradas nesse ano, o Cariri vem sendo a região líder em notificações. Em seguida, entre as regiões cearenses, estão o Vale do Jaguaribe (10.114), Centro-Sul (10.032), Sertão de Crateús (5.651) e Sertão de Sobral (5.078). Em 12 de janeiro, foi registrado o maior número de descargas atmosféricas no Ceará, quando foram contabilizados 14.159 raios em um só dia.

Leia também | Todo o Ceará está em alerta vermelho para chuvas e ventos intensos, diz Inmet

AUMENTO

A Enel Ceará registrou um aumento de quase 70% na quantidade de raios que atingiram o Estado em comparação ao ano passado, que somou 306.789 descargas. Em anos anteriores, duas das regiões mencionadas também figuram entre os locais com maiores incidências. Em 2023, por exemplo, as macroregiões mais afetadas no Estado foram o Vale do Jaguaribe (39.461 raios), o Cariri (35.675) e Sertão de Crateús (34.253). Os municípios mais atingidos em 2023 foram Granja (16.064), Morada Nova (9.022), Santa Quitéria (7.787), Viçosa do Ceará (6862) e Russas (6.088).

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ALERTA

O Centro de Controle do Sistema (CCS) é responsável por monitorar chuvas, ventos forte, queimadas e descargas atmosféricas, além de verificar possíveis ocorrências na rede da distribuidora. O sistema, que trabalha 24 horas por dia, possibilita que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, por meio de satélites, todo o Ceará e, em caso de alguma ocorrência, ajam de maneira mais assertiva e rápida. O sistema também emite boletins diários informando as condições meteorológicas do Ceará e antecipando contingências no atendimento emergencial. Além disso, o programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos para cada local monitorado.

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).