Em busca de investigar a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, a Polícia Federal (PF) deflagrou, na última quarta-feira (21), nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Mossoró, Quixeré e Aquiraz, contra possíveis envolvidos no fornecimento de apoio aos foragidos da 1ª fuga de presídio de segurança máxima no Brasil. A PF prendeu três suspeitos no Ceará.
De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no município de Aquiraz, na casa de um dos suspeitos, “havia drogas, armamentos e munições”. O homem foi preso em flagrante. “Foram apreendidos ainda telefones celulares e um veículo que, supostamente, teria sido utilizado no auxílio aos criminosos para fornecimento de armamento a ser empregado na fuga”.
Além do inquérito policial, permanece em andamento a operação de recaptura dos fugitivos. Os presos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam da Penitenciária Federal em Mossoró na Quarta de Cinzas, último dia 14. Eles foram os primeiros detentos a fugirem de uma penitenciária de segurança máxima no Brasil. Ao todo, cerca de 500 policiais federais, rodoviários federais e estaduais estão em busca dos fugitivos. Mais 100 homens da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) irão apoiar a operação.
As investigações apontam que os dois presos usaram ferramentas encontradas dentro do presídio para escapar, como um alicate. A unidade estava passando por uma reforma interna e os equipamentos não foram guardados adequadamente, facilitando o acesso dos detentos.
