Com o período chuvoso mais acentuado, a proliferação de mosquitos e moscas torna-se recorrente e preocupante para muitas pessoas. Para combater esse incômodo, a coordenadora do curso de Farmácia da Estácio Ceará, Marília Vasconcelos, indica algumas soluções, entre elas uma receita de repelente caseiro, que pode ser preparado com ingredientes acessíveis. As chuvas proporcionam um ambiente úmido que resulta em um cenário ideal para reprodução de mosquitos, como o aedes aegypti, transmissor de arboviroses: dengue, chikungunya e zika.
De acordo com dados atualizados nesta sexta-feira (23) do IntegraSUS, gerido pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, o mosquito já contaminou 364 pessoas com a dengue, doença que vem crescendo o número de casos de forma alarmante em outros estados pelo Brasil.
Dessa forma, a população busca alternativas que possam afastar o mosquito transmissor. Algumas recomendações são manter os lixos tampados, realizar faxinas em locais mais escuros de casa, evitar deixar alimentos expostos e garantir que a louça esteja sempre limpa. A farmacêutica Marília ainda destaca a importância de combater os insetos durante essa época do ano.
Receita de repelente caseiro:
- 10 gramas de cravo-da-índia (aproximadamente 100 cravos)
- 1/2 litro de álcool de cereais (encontrado em lojas de produtos naturais)
- 100 ml de óleo de amêndoas, coco ou para bebês (sem aditivos)
Modo de Preparo:
- Coloque os cravos no álcool e guarde a mistura em um recipiente fechado por 4 dias;
- Verifique a mistura pela manhã e à noite;
- Após os 4 dias, adicione o óleo à mistura;
- Aplique algumas gotas do repelente na pele.
Para peles mais sensíveis, como a dos bebês, recomenda-se colocar um algodão embebido sobre uma tampa de garrafa nos pés do berço ou da cama. Marília também sugere o uso de cascas de laranja, limão e tangerina nos repelentes elétricos, pois liberam ácido cítrico, um repelente natural. Alternativamente, o composto produzido pode ser colocado em recipientes de repelente elétrico vazio.
“Com essas dicas simples e acessíveis, é possível combater de forma eficaz a presença indesejada de mosquitos e moscas, garantindo um ambiente mais confortável e tranquilo durante o período chuvoso”, concluiu.
