Menu

Ceará registra chuvas em mais de 150 municípios; confira previsão para o fim de semana

Chuva no Centro de Fortaleza. Foto: Natinho Rodrigues/OPINIÃO CE

O Ceará registrou chuvas em mais de 150 cidades entre às 7h desta quinta e 7h desta sexta-feira (23), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Apesar de manter o bom número de municípios com precipitações, o volume registrado no ranking das maiores chuvas do intervalo diminuiu. Os maiores registros foram observados em Jaguaribe (76.5 mm), Pereiro (74 mm), Missão Velha (73.4 mm) e Várzea Alegre (66 mm).

A capital cearense registrou uma precipitação de 26 mm no intervalo de 24h.

Conforme a Funceme, são observadas áreas de instabilidade e chuvas principalmente na faixa litorânea, incluindo o litoral da Fortaleza. A previsão para até domingo (25), pelo menos, indica ambiente favorável para chuva em todas as macrorregiões. No sábado (24), a chuva deve ser isolada. O motivo das chuvas é a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como a aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que devem influenciar nas condições do tempo no Ceará no decorrer do final de semana. Também interferem efeitos locais, como sistema de brisa e interação dos ventos com o relevo, de acordo a Funceme.

Previsão

  • Sexta-feira (23): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões;
  • Sábado (24): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões;
  • Domingo (25): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

SITUAÇÃO HÍDRICA

O açude Germinal, localizado no município de Palmácia, no Maciço de Baturité, foi o primeiro reservatório cearense a sangrar em 2024. O açude atingiu o limite de sua capacidade na última sexta-feira (16). Com capacidade de armazenamento de 2.014.427 milhões de metros cúbicos de água, o Germinal beneficia atualmente mais de 13 mil famílias do Maciço. A estrutura atende à população de Palmácia e às comunidades rurais de Gado dos Rodrigues, Volta do Rio, Santa Maria, Gado dos Ferros, Boqueirão e Rochedo.

Conforme o Portal Hidrológico da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), o Ceará conta atualmente com 37,6% de reserva nos 157 açudes estratégicos geridos pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além do Germinal, os açudes Caldeirões, em Saboeiro, e Curral Velho, em Morada Nova, têm mais de 95% de recarga e estão próximos de sangrar. No mesmo período do ano passado, o Estado estava com 31% de recarga e quatro açudes sangrando (Muquém, Germinal, Tijuquinha e Rosário). Outros seis estavam acima dos 90%. Na oportunidade, 69 açudes estavam com recarga abaixo dos 30% – atualmente, são 48.