Guaramiranga se tornou o primeiro município cearense com serviço sanitário universalizado com esgotamento pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A cidade recebeu uma obra, com investimento0 de R$ 9 milhões, que ampliou a cobertura de esgoto na sede da cidade para 90,44%, contemplando os bairros Centro, Frei Domingos e Santa Edwirges. A recente obra concluída consistiu na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Guaramiranga, onde foi implantada 1.470 metros de rede coletora. Também houve a execução de ligações domiciliares, além da construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto com tecnologia moderna e avançada e um emissário gravitário.
O superintendente de Obras da Cagece, Richard Brown, destaca a importância dos serviços de esgotamento sanitário para saúde da população e para a promoção de um melhor desenvolvimento turístico na cidade.
“Essa obra trará mais saúde para a população, saneamento em toda a sede municipal, preservando o meio ambiente e os mananciais da serra. Foi uma obra muito importante. Ela conta com uma estação de tratamento inteiramente nova e moderna, que tem a possibilidade de atender nos próximos anos o crescimento de vazão da população e as demandas do município”, afirma o gestor.
Com a universalização dos serviços de esgoto na sede municipal de Guaramiranga, as metas do Novo Marco Legal do Saneamento avançam.
