Menu

Governo Federal lança mobilização contra a dengue nas escolas

Crianças fazem parte do grupo prioritário na vacinação contra a dengue. Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participam do lançamento da mobilização contra a dengue nas escolas nesta quarta-feira (21), em Brasília-DF. O objetivo é que todas as escolas do País façam a adesão às ações de prevenção no ambiente escolar e nas comunidades.

Na ocasião, haverá um ponto de multivacinação para reforçar a importância da atualização da caderneta com todas as vacinas recomendadas no calendário nacional. As iniciativas são parte do Programa Saúde na Escola, retomado pelo Governo Federal como eixo fundamental entre educação e saúde, focando na prevenção e conscientização de crianças e adolescentes.

DISTRITO FEDERAL

O Distrito Federal contabiliza, desde o início do ano, 38 mortes por dengue. O número coloca a unidade da Federação em primeiro lugar no ranking, à frente até mesmo de Minas Gerais, que tem o maior número de casos da doença em todo o País.  Profissionais de saúde investigam 78 mortes classificadas como suspeitas, pois podem ter sido provocadas pela dengue.

Dados da Secretaria da Saúde do Distrito Federal mostram um total de 81.408 casos prováveis da doença até o último sábado (17), um aumento de 1.351% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 5.484 casos prováveis de dengue. A maioria das infecções foi identificada em mulheres e na faixa etária de 20 a 29 anos, seguida pelo grupo de 70 a 79 anos.

SERVIÇO

Mobilização nacional para combate ao mosquito da dengue nas escolas
Data: 21 de fevereiro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 9h30 (horário de Brasília)
Local: Escola Classe Juscelino Kubitschek
Endereço: Quadra 500, Área Especial 1, Trecho 1, Sol Nascente, Ceilândia, Brasília (DF)
Transmissão ao vivo: YouTube do MEC e YouTube do MS

Fontes: MEC, MS, Agência Brasil