O deputado estadual e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Fernando Santana (PT), deve se reunir com o ministro da Educação e ex-governador do Estado, Camilo Santana (PT), nesta quarta-feira (21), em Brasília. Conforme o parlamentar, pautas sobre a Educação também serão discutidas, como a possibilidade de uma unidade do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no Cariri. Outro ponto que deve ser debatido, no entanto, é a possibilidade da candidatura do deputado em Juazeiro do Norte. O parlamentar, por mais de uma vez, já foi apontado como o plano A do PT para o município e afirma que o aval de Camilo é essencial para tomar sua decisão.
O presidente estadual do PT, Antônio Filho “Conin”, foi um dos que apontou Santana como o principal nome do partido para o pleito. “Evidentemente ele [Fernando Santana] tem que aceitar, mas o nosso primeiro esforço é para o Fernando ser o nosso candidato. Acreditamos que ele será, e isso unificaria toda a base do Governo em Juazeiro do Norte”, disse ao OPINIÃO CE, em evento de lançamento do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, no último dia 19 de janeiro.
Também ao OPINIÃO CE, em outro momento, Fernando Santana agradeceu o apoio de Conin, mas afirmou que ainda não há nenhuma definição. No entanto, afirmou que está com o nome à disposição do projeto político liderado por Camilo, pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), nacionalmente.
“Vamos debater e discutir. O nome está à disposição, mas não temos nenhuma definição de pré-candidatura, até porque temos vários bons nomes em outros partidos que também podem compor uma aliança ou uma cabeça de chapa. O que queremos é que Juazeiro tenha, a partir de 2025, um prefeito alinhado, que discuta, converse e tenha humildade para ouvir as demandas da população e dialogar com as lideranças políticas a nível estadual e nacional para tirar Juazeiro da situação que se encontra”, completou, no último dia 15 de fevereiro.
Um dos nomes que já aparecem na condição de pré-candidato no município é o também deputado estadual Davi de Raimundão (MDB). O parlamentar, filiado a um partido aliado ao PT, aparece como uma das alternativas a qual Santana pontuou. “O MDB é aliado e vamos definir, lá na frente, quem será o candidato a prefeito e a vice-prefeito, quando a Lei permitir. Acho o nome dele [Davi de Raimundão] também um nome bom para o projeto”, acrescentou.
ELEIÇÕES EM JUAZEIRO
Juazeiro do Norte, maior município do interior cearense e terceiro maior do Estado, possui 183.845 eleitores, estando a pouco menos de 17 mil aptos a voto para ter a possibilidade de segundo turno no pleito. Atualmente, a cidade é governada pelo prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), do qual Fernando Santana faz oposição.
No último mês de janeiro, o prefeito afirmou que está sendo criado um arco de alianças para tentar uma reeleição, algo que seria inédita no Município. Tal arco, conforme informou o gestor, conta com siglas como o PDT, o PL e o União Brasil. O Podemos, partido filiado de Glêdson, é comandado no Ceará pelo prefeito de Aracati, Bismarck Maia, aliado do grupo político que forma a base do governador Elmano.
