Na última semana de fevereiro, no dia 27 (uma terça-feira), será lançada, em pré-estreia, a nova série cearense “Se Avexe Não”, no Cineteatro São Luiz, às 19h. A produção da Orla Filmes, de comédia, conta a história de uma família nada tradicional que é obrigada a dividir o mesmo teto em busca de superar a crise econômica. A obra foi escrita por Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo e possuirá 10 episódios de 26 minutos. As gravações foram feitas em Fortaleza e possui elenco 100% cearense. Os ingressos para a pré-estreia são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria do São Luiz, 1h antes da sessão.
O roteiro da produção tem como início a trajetória de Selma, personagem vivida pela atriz Juliana Maia. A protagonista, que começa a ter uma vida organizada, recebe sua família em sua casa de forma repentina, trazendo consigo dívidas e demais problemáticas. Também compõem o elenco os atores e atrizes cearenses Fabíola Líper, Rafael Martins, Bruna Pessoa, Lucas Cavalcante, Ana Luiza Rios, Mateus Franklin e Bilica Leo.
Victor Costa, roteirista da série, afirma que a obra foi escrita em um processo “muito divertido”. No entanto, como continuou, o sentimento de que a série tinha “tomado forma” foi no momento em que o elenco foi definido. “Quando a gente percebeu a qualidade do humor deles e a liga que eles criaram entre si, sabia que a gente conseguiria fazer algo divertido”, disse. Ainda sobre o elenco cearense, a diretora Luciana Vieira continuou a fala do roteirista. “É quase impossível ser daqui [do Ceará] e não colocar uma gaitada na boca de um personagem ou chamar algum outro de ‘fulerage’. Isso é nosso!”, colocou.
“No entanto, nós tínhamos por objetivo que a série se comunicasse organicamente com o público mais amplo possível, até porque o destino da série era uma canal de TV aberto nacional, a TV Brasil. Nesse sentido, para além das nossas gírias tão características, o coração do nosso humor está em outra palavra bem cearense: o aperreio”, completou a diretora.
A produção foi um resultado da terceira Edição da Chamada Pública do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav/TVs Públicas), lançado em 2018 e com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine). A série terá estreia nacional no dia 6 de março, às 21h, na TV Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
