Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16) uma nova resolução que institui o Fies Social, que seria uma nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O projeto do Ministério da Educação (MEC), que é executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), visa facilitar o acesso ao ensino superior por meio da concessão de financiamento estudantil para alunos de baixa renda.
Essa nova versão do programa se difere do fundo tradicional ao trazer como objetivo principal o atendimento aos estudantes de baixa renda, cumprindo, assim, um papel transformador na sociedade, já que cria melhores condições de acesso e permanência do ensino superior.
Umas das principais inovações trazidas pelo Fies Social é a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais para estudantes de baixa renda, que seriam aquelas de família com renda per capita de meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A estimativa é que nesse ano mais de 100 mil estudantes poderão ser beneficiados. Outra medida implantada pelo Fies Social é a previsão de reserva de vagas para estudantes de baixa renda e, também, para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
