O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), assume nesta sexta-feira (16), de forma interina, a Prefeitura de Fortaleza. O prefeito José Sarto (PDT) e o vice, Élcio Batista (PSDB), cumprirão agenda no exterior pelos próximos oito dias. Gardel, como próximo na linha de sucessão, assume o Paço Municipal. Essa é a primeira vez, em 30 anos, que um presidente do Legislativo assume o Executivo municipal. A posse acontece na sede da Prefeitura, no Centro. Considerado uma peça-chave no apoio ao prefeito na Câmara Municipal, Gardel ganha mais visibilidade em ano eleitoral.
Pelas redes sociais, o prefeito José Sarto disse que, “após um longo tempo sem férias”, vai viajar com minha família. “Fico fora por uma semana e já retorno no dia 25 com energias renovadas e notícias boas para Fortaleza”, explicou. “Assume interinamente o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim, que vai ter uma agenda intensa à frente da Prefeitura de Fortaleza. Desejo sucesso.”
Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC) e pós-graduado em Gestão Hospitalar, Gardel é casado e pai de dois filhos. Ele foi eleito vereador de Fortaleza pela primeira vez em 2016, quando recebeu 5.107 votos. Em 2020, foi reeleito com 11.552 votos.
Antes de assumir a presidência da Câmara Municipal, o vereador integrou a mesa diretora como 3º vice-presidente no biênio 2019-2020, quando ocupou o posto de líder do governo Sarto na Casa. Gardel também trabalhou no Instituto Dr. José Frota (IJF), nos Frotinhas e no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), onde foi diretor de projetos. O vereador também coordenou a implantação do Hospital Regional do Norte (HRN), em Sobral, maior hospital público localizado fora de uma capital em toda o Nordeste brasileiro. Ele também atuou em toda a área de apoio da atenção primária de Fortaleza.
ÉLCIO BATISTA
O vice-prefeito de Fortaleza embarcou nesta quinta-feira (15) para cumprir agendas institucionais em cidades da Europa e da África. Ele estará acompanhado da assessora de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira. O objetivo é efetivar parcerias e acordos de cooperação entre a capital cearense e as cidades lusófonas, aquelas falantes de língua portuguesa. Conforme a vice-Prefeitura, a viagem é fruto de diálogos iniciados ainda em novembro de 2023, quando Fortaleza foi sede da XXXIX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
Na ocasião, o vice-prefeito teve a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Iplanfor aos membros do encontro. Foram compartilhadas iniciativas inovadoras da atual gestão municipal em áreas como Planejamento Urbano Sustentável, Mobilidade, Turismo. “Fortaleza vem se destacando como uma metrópole mundial, na vanguarda em muitas áreas e com foco no redesenvolvimento urbano sustentável. Estreitar essa comunicação institucional com cidades da Europa e da África é mais um passo que damos rumo a uma transformação integrada, seja no Brasil ou no exterior”, afirma Batista.
Os trabalhos começam por Lisboa, em Portugal. Nesta sexta (16), às 14h, Élcio tem reunião com a Embaixada do Brasil em Portugal. O encontro abordará o potencial de ações que Fortaleza pode desenvolver junto a cidades lusófonas. Ainda em Lisboa, também nesta sexta, o vice-prefeito assinara um acordo de coopeA iniciativa selecionou dez cidades com propostas inovadoras para o desenvolvimento da infraestrutura cicloviária.ração entre as duas cidades, com a presença do vice-prefeito da capital portuguesa, Felipe Anacoreta, na Câmara Municipal de Lisboa. Assim como Fortaleza, Lisboa tem investido na temática da mobilidade. Enquanto a primeira conquistou o 1º lugar em ranking da Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), a capital portuguesa ocupou a décima colocação.
Na segunda-feira (19), já em Maputo (capital de Moçambique), Élcio Batista tem uma reunião de trabalho com o presidente do Conselho Municipal, Eneas Comiche. O enfoque da agenda será no intercâmbio cultural, de pessoas e de investimentos. Na ocasião, o vice-prefeito de Fortaleza fará uma visita guiada pela cidade com representantes do Gabinete de Desenvolvimento Urbano (Gadu). Na tarde do mesmo dia, Batista tem reunião na Direção de Mobilidade, Transporte e Trânsito de Maputo. Em seguida, encontra-se com o embaixador do Brasil em Moçambique, Ademar Seabra da Cruz Júnior.
Na terça (20), Élcio participa de atividades com foco na cultura, meio ambiente, saúde e esporte. Élcio deixa Moçambique no mesmo dia e segue para Luanda, capital de Angola. O primeiro compromisso do superintendente do Iplanfor é no Instituto de Planejamento e Gestão Urbana de Luanda (IPGUL), com o diretor Oswaldo Fortes. Na ocasião, conversarão sobre as possibilidades de avançar na construção de uma rede lusófona de institutos de planejamentos.
Na quarta (21), o vice-prefeito se reunirá com o presidente da Comissão Executiva da TAAG, companhia aérea nacional de Angola, visando à criação de rotas diretas entre Fortaleza e Luanda, o que ampliará as possibilidades de intercâmbio cultural e de negócios. Já na quinta (22), haverá um encontro com o embaixador do Brasil em Angola, Rafael Melo Vidal.
Em seguida, Batista participará da mesa redonda “Investimentos no Setor de Saneamento”. O governo de Luanda convidou para este evento, além da Prefeitura de Fortaleza, membros da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará (SCidades) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), além do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de Angola. O vice-prefeito de Fortaleza abordará o projeto “Se liga na Rede” e o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra).
Na sexta-feira (23), Élcio retorna a Portugal. De Lisboa, o vice-prefeito de Fortaleza parte para Sines, quando firmará o Acordo de Irmanamento com a cidade portuguesa. O documento exige um processo mais longo e formal. Fortaleza e Sines estão interligadas por uma rede de cabos de fibra óptica, conectando a América do Sul à Europa. No sábado (24), o vice-prefeito visitará o maior projeto de drenagem urbana de Lisboa para evitar alagamentos na cidade. O gestor retornará a Fortaleza no domingo (25).
