Menu

Enel Ceará reconstrói 12,2 km de rede destruída pelas chuvas no feriado de carnaval

Foto: Rodrigo Rodrigues

Segundo a Enel Ceará, 12,2 km da rede de energia elétrica precisaram ser reconstruídos após as chuvas durante o carnaval. No Ceará, foram 621 ocorrências de galhos sobre a fiação e quedas de árvores. Fortaleza e a Região Metropolitana foram as áreas mais afetadas. Conforme a companhia, foram 56 postes substituídos e 41 transformadores trocados durante quatro dias, até está terça-feira (14). Durante o fim de semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), sob o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), respondeu a mais de 120 chamados em todo o Estado devido às chuvas, com 58 deles concentrados em Fortaleza.

“Conscientes dos transtornos vividos pelos nossos clientes, trabalhamos noite e dia e conseguimos, em 48 horas, recuperar a energia de mais de 90% dos nossos clientes. Encerramos a terça-feira já com praticamente 100% de recuperação, restando apenas alguns casos pontuais”, afirmou o responsável de Operação e Manutenção da Enel Ceará, Rosário Zaccaria.

Ainda de acordo com ele, a empresa chegou a operar nas cidades afetadas com o dobro da quantidade de equipes com que costuma atuar em “dias normais”. “Isso é possível graças a todo o planejamento e preparação que fazemos para esse período de chuvas, que nos permitem remanejar equipes de funções comerciais para emergenciais, e entre regiões para os locais mais impactados”Segundo Rosário, a empresa está atenta às condições climáticas, em caso de mais precipitações.

“Acompanhamos com atenção as previsões e estamos preparados para atuar nos diferentes níveis de contingência. Nossa prioridade nesse momento é atender nossos clientes com agilidade e segurança“, reforçou.

Leia mais | Ceará tem 77 municípios em alerta vermelho para chuvas intensas, diz Inmet

INVESTIMENTO NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Nos últimos cinco anos, segundo a Enel, foram investidos mais de R$ 5 bilhões no Ceará. Os valores, segundo a companhia, foram destinados à expansão da rede, à inclusão de tecnologia e à adequação da infraestrutura. Nos últimos dois anos, foram entregues oito novas subestações nos municípios de Fortaleza, Pindoretama, Pacatuba, Itarema, Paracuru, Itapipoca, Guaraciaba do Norte e Porteiras.

“São melhorias que nos dão a capacidade, por exemplo, de fazer o que fizemos na terça-feira em Eusébio, quando um poste abalroado interrompeu o fornecimento de cerca de 10 mil clientes. Graças à tecnologia aplicada à rede, recuperamos em segundos 9,2 mil cientes, e deslocamos cinco equipes para reparar o trecho de rede destruído”, afirmou Rosário.