Menu

Defesa Civil atendeu mais de 120 ocorrências no CE devido às fortes chuvas no fim de semana

Após as intensas chuvas de sábado (11) e domingo (12), o fim de semana do Carnaval 2024, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), sob o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), respondeu a mais de 120 chamados em todo o Estado, com 58 deles concentrados em Fortaleza. As equipes foram mobilizadas por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Em um período de 48 horas, por exemplo, 46 árvores foram cortadas em 12 cidades do Estado, incluindo Fortaleza. Além da Capital, foram registradas ocorrências em Caucaia, Maracanaú, Iguatu, Brejo Santo, Crato, Horizonte, Ipu, Jardim, Juazeiro do Norte e Pacoti.

Segundo a Corporação, 18 das árvores estavam em vias públicas; 10 tombadas em situação de perigo; nove estavam em residências; sete em instituições públicas e duas sob verificação.

Durante as precipitações, a Defesa Civil avaliou a integridade estrutural do Centro de Turismo de Fortaleza (Emcetur), realizou blitz educativas para orientar os motoristas nos postos da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e, em parceria com os meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), coordenou ações preventivas nos municípios afetados.

“Nosso esforço contínuo e institucional visa promover uma mudança cultural, onde a prevenção e a redução de danos sejam prioridades. Embora não possamos recuperar as vidas perdidas e os estragos causados por desastres anteriores, estamos empenhados em construir um futuro mais seguro”, enfatiza o tenente-coronel BM Haroldo Gondim, coordenador da Defesa Civil.

Entre as medidas tomadas, destaca-se o suporte à Defesa Civil Municipal de Caucaia na desobstrução do riacho Maranguapinho para evitar inundações, bem como o monitoramento de áreas de risco próximo às obras da linha Leste do Metrofor, resultando na realocação de seis famílias para acomodações na Capital.