O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em comemoração ao seu 25º aniversário desde sua inauguração, prevista para abril deste ano, e como parte de sua política de gestão territorializada e em continuidade aos avanços realizados no último ano, anunciou o lançamento do Programa de Gratuidade para Comunidades Vizinhas, uma iniciativa conduzida pelo Núcleo de Articulação Territorial (NAT), implementado em 2023 para mapear e mediar ações de cuidados demandadas pelo território.
O programa abrangerá moradores das comunidades circunvizinhas Poço da Draga, Graviola e Moura Brasil, oferecendo gratuidade em programações pagas realizadas pelo Dragão do Mar, a partir de abril.
Segundo a assessora Andreza Magalhães e a coordenadora do NAT, Izabel Lima, o programa será iniciado já em fevereiro com o mapeamento e cadastramento dos moradores. “Empreendedores, pessoas em situação e em superação de rua e comunidades vizinhas compõem o público do Centro Dragão do Mar, portanto, são também importantes elos de conexão para a gestão, que enxerga o equipamento para além de sua infraestrutura”, afirma Magalhães.
Helena Barbosa, superintendente do Centro Dragão do Mar, destaca que a iniciativa faz parte das ações para estimular o acesso, a participação e a permanência das pessoas do entorno nas atividades culturais do Complexo. “A democratização do acesso em conjunto com um trabalho coordenado e articulado sob ponto de vista interinstitucional e intersetorial é caminho para superar as velhas práticas excludentes”, reforça a gestora.
INÍCIO DO CADASTRO
O cadastramento será iniciado até março, tanto via formulário online quanto presencialmente no próprio Dragão do Mar, na recepção da área administrativa e sala do NAT, em data a ser anunciada nos canais de comunicação do complexo cultural. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto, comprovando idade mínima de 16 anos, e comprovante de residência atualizado em uma das três comunidades (Poço da Draga, Moura Brasil e Graviola) vizinhas do Centro Dragão do Mar. Pessoas em situação e em superação de rua, que já estão sendo atendidas com ações socioculturais do Dragão e de parceiros, também serão contempladas com o Programa.
