Menu

CE triplica número de cidades com nota máxima no programa de financiamento da Atenção Básica

Em um ano, o número de municípios do Ceará com nota máxima nos indicadores do programa Previne Brasil, que financia a Atenção Primária do SUS, triplicou. Em setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, 43 cidades atingiram a pontuação máxima, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde no início de fevereiro. No mesmo período do ano anterior, apenas 14 municípios estavam nessa categoria.

São elas: Assaré, Orós, Itatira, Coreaú, Bela Cruz, Ibiapina, Senador Pompeu, Cedro, Santana do Acaraú, Nova Russas, Milagres, Ipueiras, Pedra Branca, Mombaça, Limoeiro do Norte, Icó, Tauá, Russas, Acaraú, Guaramiranga, Antonina do Norte, Altaneira, Senador Sá, Palhano, Palmácia, Jaguaribara, Ibicuitinga, Ararendá, Deputado Irapuan Pinheiro, Pires Ferreira, Alcântaras, Catarina, Ibaretama, Uruoca, Milhã, Fortim, Porteiras, Piquet Carneiro, Santana do Cariri, Madalena, Carnaubal, Reriutaba e Varjota.

De acordo com os dados do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), mais 101 municípios cearenses alcançaram um Índice Sintético Final (ISF) entre 9,0 e 9.9, elevando a média do Estado para 9,46. O ISF, que varia de zero a dez, é calculado com base em sete indicadores da atenção primária, incluindo a proporção de gestantes que realizam consultas pré-natal e o acompanhamento da pressão arterial de pessoas hipertensas.

Vaudelice Mota, da Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde (Sepos) da Sesa, destaca que o Ceará está recuperando seu protagonismo na área da atenção primária, sendo pioneiro em programas como o dos agentes comunitários de saúde. Thaís Facó, coordenadora de Atenção Primária à Saúde (Coaps) da Sesa, ressalta que o Estado é o terceiro do Brasil em cobertura da atenção primária e tem investido na capacitação das equipes.

Para alcançar uma boa avaliação no Previne Brasil, os municípios devem manter bom desempenho em indicadores como consultas pré-natal, exames para sífilis e HIV, atendimento odontológico para gestantes, exames citopatológicos, cobertura vacinal, aferição da pressão arterial em hipertensos e solicitação de hemoglobina glicada para diabéticos.