O tradicional Festival Jazz & Blues, realizado anualmente em Guaramiranga, chegou à 25ª edição neste 2024. O evento, que ocorre durante o Carnaval, serve como um escape para as pessoas que não curtem os estilos musicais tradicionalmente consumidos nas festas do período. Neste ano, o Festival Jazz & Blues ocorre do dia 10 a 13 de fevereiro. As atividades são 100% gratuitas.
Confira a programação desta terça-feira (13)
- 9h – Projeto Música é Para a Vida: oficina de prática com o baterista Pantico Rocha, na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga;
- 9h – Nélio Costa e Tito Freitas: matinal na Igreja da Gruta;
- 10h às 20h – Exposição de animais taxidermizados, no Espaço Cultural Juarez Barroso;
- 10h – Ações da Cagece para crianças: jogo de tabuleiro gigante, mascotes Pingo e Gota D’Água e óculos de realidade virtual, no Teatro Municipal de Guaramiranga;
- 10h – Projeto Miudinho: show infantil “Ou isto, ou aquilo”, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga;
- 11h – Thiago Rocha e Stênio Gonçalves: matinal na Igreja Matriz;
- 13h30 – Projeto Música é para a Vida: oficina de Fundamentos musicais (Teoria, leitura, harmonia e improvisação) com o flautista Heriberto Porto, na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga.
DEMAIS ATIVIDADES
Durante todo o evento, o festival sugeriu a doação de 1 kg de alimento por pessoa, seja nos shows, bate-papos, homenagens, oficinas ou ações ambientais. Todo o material arrecadado, conforme o Governo do Ceará, será doado para o programa Ceará sem Fome. Apesar de ter o início de suas atividades apenas no sábado (10), a abertura do Jazz & Blues foi na sexta (9), na Pousada dos Capuchinhos. Na ocasião, houve a inauguração de um monumento em homenagem ao cantor cearense Belchior e um show com a Orquestra de Sopros de Pindoretama.
No sábado, o baterista Pantico Rocha abriu a programação na Cidade Jazz & Blues apresentando o show autoral “A Sorte está Lançada”, com repertório afro-pop-rock com pitadas de funk. Em seguida, foi a vez do show de Marco Lobo Quinteto, grupo formado por Marco Lobo (percussão), Erivelton Silva (Bateria), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclado) e Marcelo Martins (sax e flauta), apresentando músicas dos três CDs solos do percussionista.
No domingo (11), a programação levou nomes como o pianista Tito Freitas e Thesco Carvalho, trombonista, apresentando o show “Inspirações”, com Filipe Mota (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria). O show seguinte são muito blues e gêneros afins nas vozes e guitarras de Felipe Cazaux e Rayane Fortes, com PH Barcellos (bateria), Renato Cazzolli (baixo), Fernando Lélis e Jorge Doudement (saxofones) e Cláudio Arroz “Mr. Rice” (trompete).
Já nesta segunda (12), foi a vez de shows de Indiana Nomma e Osmar Milito; e Omar Coleman e Igor Prado, às 17h. Às 21h, Egberto Gismonti e Manassés e Pablo Fagundes finalizaram o dia.
