O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), defendeu uma candidatura própria do PSB em Fortaleza nas eleições deste ano. Entre as possibilidades da sigla ao pleito, Ivo afirmou que a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC) e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (PSB), seria um bom nome, durante entrevista veiculada nesta quarta-feira (7) pelo podcast As Cunhãs. Segundo Izolda, durante o evento em que se filiou à sua nova sigla, ainda não há “nenhuma conversa ou proposta em relação à candidatura”. Na Capital, pré-candidatos petistas disputam para ser o candidato do grupo político que comanda o Executivo do Estado desde 2007.
O PSB, que recentemente filiou o senador e irmão de Ivo, Cid Gomes, ainda não tem publicizado a possibilidade de ter um candidato na Capital. Por outro lado, o PT já apresentou cinco possibilidades ao pleito. Ivo afirmou, no entanto, que a sua nova legenda deveria lançar um nome, mesmo que o PT seja contrário à decisão. Ainda sobre o assunto, ele disse que vê seu irmão “igualmente incomodado” com o que pontua como “hegemonismo petista”.
“É uma coisa acintosa, é o poder pelo poder. Qual a proposta para Fortaleza?”, questiona o gestor de Sobral, sobre a discussão de qual será o nome do PT na Capital. “É só quero ser [candidato]. Lula lá, Elmano cá, Camilo ali… E a cidade em si? Não vejo uma discussão sobre a substância, sobre o que está precisando mudar e continuar em Fortaleza”, apontou, em outro momento da entrevista.
No Ceará, o PT governar o Estado desde 2015, quando o agora ministro da Educação, Camilo Santana (PT), assumiu o Palácio da Abolição em seu primeiro mandato. O então governador continuou até abril de 2022, quando teve de se licenciar para concorrer ao Senado. À época, Izolda (no momento, filiada ao PDT) foi quem assumiu. No entanto, com a decisão do PDT de não lançá-la a uma reeleição, o PT apresentou a candidatura do então deputado estadual Elmano de Freitas (PT), que venceu o pleito e hoje governa o Ceará.
IZOLDA CELA
Ainda durante a conversa veiculada pelo podcast, foi levantada a questão da possibilidade de uma chapa composta pelo candidato do PT e Izolda. Ivo defendeu que a ex-governadora possa, inclusive, ser o nome principal da chapa, e o candidato petista o seu vice. “Por que não seria Evandro o vice?”, questionou, referindo-se ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão, um dos pré-candidatos do partido de Camilo e Elmano.
“O nível que precisa ter é nível de programa. A candidatura a ser escolhida deve ser a candidatura que for mais viável a ganhar a eleição e ter mais condições políticas de apresentar um programa”, acrescentou.
Além de Leitão, outros quatro nomes despontam como possíveis candidatos da sigla ao pleito. São eles: a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; os deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio – presidente do PT Fortaleza -; e o ex-deputado federal e atual assessor para assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno.
