Durante o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará, realizado nesta segunda-feira (5), o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, apresentou o plano do Governo Federal que visa fortalecer o empreendedorismo regional. Além do ministro, a vice-governadora, Jade Romero (MDB), e o secretário do Trabalho do Estado, Vladyson Viana, participaram do encontro. França destacou que as microempresas concentram um grande potencial na geração de novos empregos no Brasil.
“No tempo em que nós vivemos, as grandes empresas brasileiras já cresceram e estão hoje numa competição mundial, investindo em proteínas, grãos, minérios, aviões e tantas outras coisas. Então, as microempresas e empresas de pequeno porte concentram um grande potencial na geração de novos empregos no Brasil. É papel do governo fazer a sua parte para assegurar o funcionamento desses empreendimentos”, explica.
Entre as propostas apresentadas está a criação de um programa de renegociação de dívidas para pessoa jurídica, seguindo os moldes do ‘Desenrola Brasil’. Além disso, o plano apresenta o projeto que pretende criar uma concessão de linhas de crédito com uma aplicação de juros semelhante a do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“Nós temos fortalecido muito esse setor aqui no Estado”, destacou a vice-governadora Jade Romero, ao pontuar que o trabalho desenvolvido no âmbito federal tem toda consonância com as políticas que estão sendo desenvolvidas no Ceará. “Essas pessoas, muitas vezes, só precisam de um incentivo para que alcancem novos patamares em suas vidas”, completou.
FÓRUM DE MICROEMPREENDEDORES
Instituído em 2011, o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará é presidido pela Secretaria do Trabalho (SET) e realiza articulação entre os agentes públicos e privados de forma a estimular o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios em todo o Estado. Atualmente 27 instituições compõe o fórum, como secretarias estaduais, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Sebrae, Aprece, bancos públicos e federações.
