Pelo quinto ano consecutivo, o Ceará foi considerado o clube de melhor base do Nordeste, segundo avaliação do portal DaBase. Para a diretoria do Alvinegro de Porangabuçu, esse resultado é fruto de um trabalho de continuidade, que tem a formação de atletas no Vozão como um dos maiores focos do clube nos últimos anos. No ano passado, o Ceará foi campeão em praticamente todas as categorias.
Portal especializado na cobertura da formação de atletas, o DaBase produz anualmente o Ranking DaBase, levantamento que leva em consideração as competições estaduais, regionais e nacionais, além das convocações para a Seleção Brasileira de base, vinculando pontos para títulos, participações, somando-os e, assim, formulando uma classificação de 2016 para cá, período considerado para o desenvolvimento do ranking.
TRABALHO DE FORMAÇÃO
Para além das taças nas categorias de base, o dia a dia de trabalho na Cidade Vozão tem rendido frutos para a equipe profissional do Alvinegro de Porangabuçu. Depois de adquirir a Cidade Vozão em 2014, o Ceará revelou para o time profissional nomes como Arthur Cabral, Felipe Jonatan, Rick, Gabriel Lacerda, David Ricardo, entre outros.
No último domingo (4), o Ceará estreou na edição 2024 da Copa do Nordeste. Diante da Juazeirense, o Alvinegro relacionou 10 atletas formados no clube. Enquanto Jonathan e David Ricardo, titulares, Vágner Mancini acionou Yago, Jotavê, Steven, Léo Rafael e Pablo no segundo tempo, além de ter contado com Boateng, Caio e Caio Rafael entre os relacionados.
