Desde o mês passado, a Prefeitura instalou novas câmeras de monitoramento da Central de Operações Integradas Beira-Mar (COI-BM), monitoradas por operadores de vídeo da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A medida, implementada pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), visa reforçar a segurança de foliões fortalezenses e visitantes, principalmente durante o Ciclo Carnavalesco.
Além do efetivo de 1.096 guardas municipais e dos agentes das Forças de Segurança escalados para o período, Fortaleza conta com o uso de tecnologia de videomonitoramento em todos os polos de Pré-Carnaval e Carnaval de 2024. Ao todo, são 30 equipamentos com foco exclusivo nos locais de festa, que fazem parte do parque tecnológico com 5 mil câmeras, distribuídas em áreas estratégicas da Cidade e acompanhadas em tempo real por agentes lotados na COI-BM.
“Investindo em tecnologia, monitoramos em tempo real todos os polos durante o Ciclo Carnavalesco. O videomonitoramento é mais uma ferramenta que a Guarda Municipal de Fortaleza utiliza para garantir a segurança daqueles que estão se divertindo nesses locais”, explica o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Eduardo Holanda.
PLANO OPERACIONAL
A GMF cuida da segurança do evento com ações de patrulhamento em viaturas, motos, bicicletas e a pé, além de também atuar com videomonitoramento e ações de prevenção e de salvamento aquático na orla da Cidade. Entre os 1.096 agentes escalados para trabalhar na operação durante o período de Carnaval, estão guardas municipais, subinspetores e inspetores.
Os agentes de segurança atuam ainda no apoio junto aos servidores de órgãos de fiscalização e controle, como Agefis, AMC e as regionais onde os eventos festivos ocorrem, além de também reforçar as equipes dos terminais da integração para garantir a maior segurança aos passageiros na ida e no retorno nos dias de festa.
