A vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB) participou da assembleia geral do Consórcio Nordeste (CNE), ocasião em que houve também a solenidade de posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), na presidência da entidade. Jade representou o governador Elmano de Freitas (PT) que está hospitalizado, tratando de problemas respiratórios.
“Representando o governador Elmano de Freitas, participei da assembleia geral do Consórcio Nordeste. Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra (RN) foi empossada como a primeira mulher presidente da instituição. Com muita alegria, partilhei desse momento histórico do consórcio que reúne os nove estados do Nordeste e hoje fortalece o protagonismo das mulheres, ampliando os debates e trazendo novas reflexões que contribuem com o desenvolvimento econômico e político da nossa região“, postou Jade nas redes sociais.
Apesar de hospitalizado, Elmano de Freitas se mantém conectado e, sempre que pode, publica feitos da equipe do Governo do Ceará. Na manhã desta quarta, o Governador usou as redes sociais para justificar o motivo de o bate-papo com a população cearense ter sido cancelado.
“Bom dia, pessoal! Sigo me recuperando e seguindo as recomendações médicas. Por isso não teremos o nosso bate-papo semanal no Instagram e no Facebook. Em breve, voltaremos com novidades para melhorar ainda mais a vida dos cearenses. Um ótimo dia a todas e a todos”, postou o Governador.
PRIMEIRA MULHER
A governadora potiguar é a primeira mulher a presidir a entidade, sucedendo João Azevedo, governador da Paraíba. Eleita na última assembleia geral de 2023, realizada em dezembro, Fátima Bezerra destacou o papel do CNE na articulação de projetos para a região e na independência de todos os gestores e gestoras na autarquia.
“O Consórcio Nordeste se consolidou como uma ferramenta competente de gestão e, ao mesmo tempo, como um belo exemplo de governança. O bonito do Consórcio Nordeste é nós, gestores e gestoras, sem perder de vista as especificidades que cada estado tem, mas aquele olhar em conjunto, de pensar exatamente a região como um todo e buscar as soluções comuns para os problemas”, ressaltou Fátima Bezerra.
Ao falar sobre a posse da nova presidente do CNE, a governadora do Ceará em exercício destacou a papel da mulher em cargos de liderança.
“Tem uma questão de destaque que é ver uma mulher aguerrida e trabalhadora assumir a presidência do Consórcio Nordeste, que sempre foi um espaço de resistência e de luta. A Região Nordeste tem sido destaque no Brasil nas mais variadas políticas públicas de desenvolvimento. Então, que nós possamos, por meio da nossa voz unida e articulada, seguir crescendo, mas, sobretudo, superar as diferenças, as desigualdades regionais que, infelizmente, ainda nos afetam tanto”, pontuou Jade Romero.
