Menu

Fortaleza, Ferroviário e Iguatu conhecem os adversários na primeira fase da Copa do Brasil 2024

O sorteio dos confrontos foi realizado nesta terça (30) na sede da CBF. Foto: Staff Images/ CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta terça-feira (30) o sorteio dos 40 confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2024. O evento foi realizado na sede da entidade, na cidade do Rio de Janeiro. A data-base para os jogos é 21 de fevereiro. A Diretoria de Competições da CBF divulgará posteriormente a tabela detalhada.

Na primeira fase, o futebol cearense está representado por Fortaleza, Ferroviário e Iguatu. O Leão do Pici enfrentará o Fluminense do Piauí, em Teresina, enquanto o Tubarão da Barra irá a São Luís para jogar contra o Maranhão. O Iguatu receberá o Juventude de Caxias do Sul-RS.

Por jogar em casa, o Azulão do Centro-Sul terá a obrigação de vencer a partida para avançar de fase. Como visitantes, Ferroviário e Fortaleza jogarão pelo empate. Todos os mandantes têm posição inferior aos adversários no Ranking Nacional de Clubes. Como os primeiros confrontos serão únicos, o visitante terá a vantagem de se classificar com o empate.

Antes do início do sorteio, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, parabenizou os 92 times pela classificação para a competição mais democrática do País e ressaltou que a premiação para a edição de 2024 será ainda maior que a de 2023.

Em 2023, tivemos o recorde de premiação em todas as fases da competição. Em 2024, esse recorde será quebrado. Desde a primeira fase até a finalíssima, são mais receitas para os clubes participantes e a gente deseja que possam fazer investimentos, principalmente na gestão e na qualificação técnica de seus elementos, para que também possamos ter um recorde de torcedores na Copa do Brasil“, ressaltou o gestor da CBF.

A partir da terceira fase, os confrontos terão jogos de ida e volta e haverá a entrada de 12 equipes, classificadas de acordo com o Regulamento Específico da Competição. Entrarão Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo, Red Bull Bragantino, Ceará, Goiás, Vitória, Athletico/PR, além do São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil.

Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo e Red Bull Bragantino conquistaram a vaga pela participação na Libertadores de 2024. O Ceará está na Copa do Brasil graças ao título da Copa do Nordeste, mesmos casos do Goiás e a Copa Verde e o Vitória com o Brasileirão Série B. Já o Athletico/PR se garantiu pela colocação no Brasileirão Série A 2023.