Em sua edição comemorativa de 25 anos, o tradicional Festival Jazz & Blues acontece na cidade serrana de Guaramiranga de 10 a 13 de fevereiro. Durante quatro dias, o festival promete misturar muito jazz, blues e outros gêneros musicais, no clima ameno do Maciço de Baturité, a cerca de 100Km de Fortaleza. Além disso, o evento conta com bate-papos e oficinas.
Um dos mestres da geração conhecida como “Pessoal do Ceará”, importante movimento da música contemporânea do Brasil da década de 1970, o cantor, compositor e ator cearense Rodger Rogério será homenageado no festival. Toda a programação é gratuita.
No sábado (10), acontece o ‘Café no Tom’, um bate-papo com atrações do festival, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga, a partir das 11h. Na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente no espaço do Estádio Municipal Jean Bardawil, o festival recebe Pantico Rocha, com o show ‘A Sorte está Lançada’, e Marco Lobo Quinteto, a partir das 17h. Já às 21h, Nonato Lima traz o show ‘Sertão Jazz’ e, em seguida, Olivia e Francis Hime comandam o festival com ‘Dois Franciscos’. No domingo (11), o cantor, compositor e ator cearense Rodger Rogério será homenageado, a partir das 21h.
Já na segunda (12), é a vez de Indiana Nomma e Osmar Milito, Omar Coleman e Igor Prado, Manassés e Pablo Fagundes, e Egberto Gismonti se apresentarem na cidade Jazz & Blues, a partir das 17h. Na terça-feira (13), o formato é diferente, com a Matinal nas Igrejas, a partir das 9h, na Igreja da Gruta e na Igreja Matriz, respectivamente, e um espetáculo às 10h, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga.
HOMENAGEM
Em sua 25ª edição, o festival homenageia Rodger Rogério, mestre da música cearense, que vai apresentar o show “80 anos – Bossa, Jazz e Algo Mais”, destacando seu lado de intérprete e revisitando algumas influências. Mestre da geração que se tornaria conhecida por “Pessoal do Ceará”, Rodger Rogério é cantor, compositor, violonista e ator, tendo atuado em filmes como “Bacurau”, “Greta” e “Pacarrete”. Este show é dedicado à interpretação de canções que influenciaram a formação musical do artista, em uma homenagem a grandes ídolos que marcaram seu crescimento como ouvinte, na Fortaleza dos anos 60.
PROJETO MIUDINHO
Na Praça do Teatro, o Projeto Miudinho apresenta o musical “Ou Isto ou Aquilo”, um espetáculo educativo para crianças, com poemas do livro homônimo de Cecília Meireles musicados por Celso Delneri. Os poemas abordam temas sensíveis, a exemplo das coisas que não se compram, como as amizades e as relações geracionais.
SERVIÇO
- Festival Jazz & Blues – 25 anos
- De 10 a 13 de fevereiro em Guaramiranga
- Programação e mais informações disponíveis em www.jazzeblues.com.br
