Após uma série de impasses acerca do nome a ser escolhido para a sucessão do prefeito de Crato, José Ailton Brasil, o Zé Ailton (PT), os Diretórios Municipal (do Crato) e Estadual chegaram a um acordo: os diálogos para a construção da candidatura será conduzida pelo PT do Crato, mas a “decisão final” é do PT Ceará. Em nota lançada pelo Diretório Estadual nas redes sociais, é pontuado que a liderança do prefeito será “fundamental” durante o processo de escolha. No ano passado, o Diretório do Crato chegou a lançar o vereador Pedro Lobo (PT) como pré-candidato, mas a Executiva estadual derrubou a decisão, lançando a pré-candidatura de mais um petista, Rondinelle Brasil, chefe de Gabinete Adjunto da Prefeitura.
De acordo com a nota assinada pelos presidentes do Diretório do Crato, Francisco Maurício Ribeiro da Silva, e do Ceará, Antônio Filho, o “Conin”, os diálogos para a “construção da tática eleitoral e candidaturas do partido na cidade do Crato, serão feitos no âmbito da base aliada do prefeito petista José Ailton Brasil”. A palavra final, respaldada pela Executiva Nacional da legenda, será da Executiva Estadual.
“Conforme resolução divulgada pelo Diretório Nacional, a decisão sobre tática eleitoral e candidaturas tomadas pelo PT nos municípios com até 100.000 eleitores será ainda submetida à Executiva Estadual a quem caberá a palavra final”, completa. Crato possui 94.429 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Ainda como pontua a legenda, quaisquer outras tentativas de candidatura serão vistas como “iniciativas individuais”. Ou seja, não terão o respaldo das direções municipal e estadual da legenda no Crato e no Estado. Zé Ailton foi eleito em 2016 para o seu primeiro mandato, quando ainda era filiado ao PP. Em 2020, já pelo PT, foi reeleito para o seu segundo mandato.
