Nesta próxima segunda-feira (29), está marcada uma reunião entre a Prefeitura de Fortaleza e o Sindicato União dos Trabalhadores em Educação (Sindiute) para debater o reajuste salarial dos professores municipais. O encontro visa a fortalecer o diálogo com a categoria, priorizando a valorização profissional.
“A Prefeitura e a Secretaria Municipal da Educação estão empenhadas em valorizar os profissionais, mantendo um diálogo transparente e constante com a categoria. Buscamos uma via de negociação para garantir o piso salarial dos professores”, afirma Dalila Saldanha, secretária da Educação.
A secretária da pasta ressaltou o compromisso da Prefeitura com a Educação, destacando um aumento real de 20% na folha salarial dos professores em 2023. Além disso, a gestão tem superado as obrigações constitucionais, destinando 27,5% da receita para a área de Educação.
Desde 2021, foram promovidos 1.821 professores, com investimento superior a R$ 11 milhões. Outras iniciativas incluem um plano de carreira com vantagens como redução da carga horária e programas de pós-graduação financiados para os servidores do magistério.
O Programa Professores sem Fronteiras também está em andamento, com 75 profissionais já enviados para intercâmbios em países como França, Espanha e Irlanda, representando um investimento total de mais de R$ 8,5 milhões.
