O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Procon Assembleia) finalizou o ano de 2023 com um total de 12.501 serviços prestados à população, conforme números divulgados na última quarta-feira (24). Entre os serviços, os mais procurados foram aberturas de reclamação (4.069), emissão de cartas (2.770), realização de audiências de conciliação (2.853) e emissão de pareceres (725).
Para a chefe do Procon Assembleia, Valéria Soares Cavalcante Colares, os números apontam um ano extremamente positivo. “Foram 12.501 problemas resolvidos e atribuo esse saldo positivo tanto às nossas conciliações exitosas como à disposição do consumidor para a solução do problema. Em sua maioria, recebemos reclamações dos serviços de empresas como a Enel e Cagece, mas resolvemos a maior parte por cartas”, destaca.
PROCON ASSEMBLEIA
O órgão, que atende a população de forma gratuita, busca orientar, proteger e defender o consumidor, intermediar conflitos em relações de consumo, além de promover audiências de conciliação. Em 2021, o órgão conquistou a certificação internacional ISO 9001 por conta do seu sistema de gestão, tornando-se o primeiro Procon de Assembleias Legislativas do País a obter tal certificação.
