Menu

Eleições 2024 da OAB já começam a movimentar lideranças nos estados

Foto: Reprodução/OAB-CE

Os destinos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),maior entidade da sociedade civil brasileira, para os próximos anos serão decididos em 2024 com as eleições diretas para as presidências das seccionais. As novas diretorias nos estados e as futuras conselheiras e conselheiros federais para o triênio 2025-2027 só serão definidos em novembro. Até lá, advogadas e advogados de todo o Brasil vão acompanhar e poderão participar, desde que estejam adimplentes com suas anuidades, daquelas que prometem ser as eleições mais disputadas dos últimos anos.

As disputas já foram iniciadas e o clima começou a esquentar em pleno recesso da advocacia em alguns estados, como o próprio Ceará, além do Pará, Piauí, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Paraíba e Roraima.

O processo eleitoral da OAB neste ano acontecerá quase que, concomitantemente, com as eleições municipais, podendo representar um fator de influência a mais diante da polarização política nacional. Estão sendo observados nos estados o surgimento de novas lideranças, o retorno ao cenário de nomes já experientes em política de OAB, assim como a construção de projetos de reeleição e até de possíveis terceiros mandatos. Além disso, o duelo de forças dentro de grupos de situação com líderes que já não empolgam tanto poderá favorecer a oposição.