Menu

Pesquisa mostra aumento de indicadores industriais, mas recuperação do setor está longe

Foto: Divulgação/CNI

Os indicadores industriais apresentaram resultados positivos em novembro de 2023, conforme a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada na terça-feira (24). Dos seis índices consultados, cinco registraram alta com aumento significativo, quando comparados com meses anteriores. Entre os destaques estão a massa salarial real e o rendimento médio real.

Para o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o resultado é positivo, mas está longe de representar a recuperação total do setor. “A indústria sofreu bastante em 2023 e as altas taxas de juros foram um dos principais problemas. Por isso, esse aumento pontual está longe de representar a recuperação total do setor”, destaca.

Os índices de faturamento real e de horas trabalhadas registraram crescimento em novembro, após dois meses de queda. Contudo, os índices recuaram tanto na comparação com o mesmo mês de 2022, quanto na comparação do acumulado de 2023 até novembro. Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou queda significativa na passagem de outubro para novembro, de 0,6 ponto percentual.

AUMENTOS

Na passagem de outubro para novembro de 2023, a massa salarial real aumentou 2,8% e o rendimento médio real da indústria, 2,4%. Já o emprego industrial cresceu 0,5%. É a segunda alta consecutiva, após seis meses de pequenas variações. Na comparação com novembro de 2022, o índice mostra estabilidade do emprego, enquanto na comparação do acumulado do ano, até novembro de 2023 com igual período de 2022, o emprego industrial registra alta de 0,3%.