O trecho entre as estações Montese e Vila União recebeu serviços de alinhamento e nivelamento de via para implantação da Estação Expedicionários, a 11ª estação do Ramal. Na manhã desta terça-feira (23), a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) realizou o desbloqueio de parte da Via Férrea do VLT Parangaba-Mucuripe, devolvendo o trecho à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) para plena operação. A via havia sido parcialmente interditada para a execução da obra de implantação da Estação Expedicionários, que vai integrar o VLT Ramal Aeroporto.
“Após um período interditado, esse trecho agora volta a funcionar normalmente. Para nós, essa liberação é mais uma importante conquista, pois vai possibilitar melhoria na operação do sistema metroferroviário de Fortaleza, permitindo a redução do percurso e, consequentemente do headwear, otimizando até o tempo de viagem dos passageiros”, destaca o secretário da Infraestrutura, Antonio Nei de Sousa.
Conforme o titular, o desbloqueio também faz parte do avanço das obras de implantação do Ramal Aeroporto, que deve ser entregue à população até o final deste ano. “Estamos trabalhando bastante, com este objetivo”, disse.
Com a liberação da via, o trecho voltará a funcionar nos dois sentidos e o fluxo de embarque e desembarque da Estação Expedicionários passará a ser operado em duas rotas: uma, em direção à Parangaba e a outra, sentido Mucuripe. Durante a execução da obra, a Metrofor manteve a operação dos trens desviada temporariamente, utilizando apenas a Via 1. Dessa forma, foi possível continuar com o Ramal Parangaba em funcionamento, sem prejuízo aos usuários.
