Com um total de 18.274 serviços realizados, os trabalhadores autônomos cadastrados no Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) movimentaram mais de R$ 2,6 milhões durante o ano de 2023 no Ceará. Os dados são do Sistema Empreende+. Conforme o Executivo estadual, o valor movimentado representa um incremento de 36% em relação ao montante levantado no ano anterior, 2022, que foi de cerca de R$ 1,9 milhão.
Os principais serviços, conforme o IDT, foram nas categorias de faxina, serviços gerais e em lavar e passar roupas, além dos serviços de bombeiro hidráulico e pedreiro. Segundo Raimundo Angelo, presidente do Instituto, a quantidade de serviços intermediados pelo IDT, em 2023, indicaram um aumento de 21% em relação a 2022. “[Isso] reflete um momento importante de expansão do nosso setor de Serviço Autônomo”, avaliou ele.
Dessa forma, os profissionais que buscam oportunidades de prestar serviços nas categorias disponibilizadas pelo IDT, devem ficar atentos. A primeira atividade de 2024 envolvendo o público interessado aconteceu na última terça-feira (16), na unidade de atendimento do Centro, em Fortaleza. A palestra informativa reuniu dinâmicas mediadas pela equipe de Psicologia do IDT, orientações relacionadas ao Microempreendedor Individual (MEI) e outras informações pertinentes. Uma nova formação está prevista para próximo dia 5 de março.
Para participar das oportunidades, os interessados devem procurar as unidades do IDT/Sine e fazer o cadastro. O processo seletivo inclui entrevista e palestra explicativa sobre os serviços com foco em temas como conceito de trabalho autônomo, qualidade nos serviços, e postura profissional. Segundo o órgão, durante a execução da atividade, os profissionais são acompanhados por técnicos especializados na área, com o suporte do Núcleo de Psicologia do Instituto. As inscrições também podem ser feitas através do site do IDT.
COMO SOLICITAR UM SERVIÇO
Os interessados em contratar os serviços de profissionais autônomos podem acessar o portal e preencher o formulário “solicite um profissional autônomo”. A solicitação também pode ser feita por telefone, através da Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 591 0363, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
