Menu

Folia e solidariedade: Hemoce inicia campanha de doação de sangue

Neste período de Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vai iniciar nesta segunda-feira (22), a partir das 10h, uma nova campanha de incentivo à doação voluntária de sangue. A iniciativa, a ser lançada na sede da instituição, em Fortaleza, vai contar com a participação de bloquinhos de Carnaval. Na Capital, a animação será conduzida pela banda Os Transacionais, que realiza apresentação musical para os voluntários presentes.

Com o slogan “Bloquinho da doação – Compartilhe alegria e doe sangue”, a campanha acontece até o dia 14 de fevereiro e visa preparar o estoque de bolsas de sangue para o período do carnaval. No mesmo dia, no interior do Estado, o Hemoce Iguatu realizará, a partir das 8h, no centro da cidade, blitz de conscientização sobre a importância da doação de sangue. No dia seguinte, na terça (23), às 9h, será a vez do Hemoce Crato realizar a ação de incentivo ao ato, em frente à unidade, com a participação da banda de música municipal.

“O carnaval é um feriado de vários dias e neste ano existe uma particularidade: a festividade acontece mais cedo. Alguns voluntários que doaram no Natal e no Réveillon, não poderão se candidatar novamente por conta do intervalo necessário entre uma doação e outra. Os homens podem doar a cada dois meses (até quatro vezes ao ano) e as mulheres podem doar a cada três meses (até três vezes ao ano)”, destaca a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.

BLOQUINHOS DE CARNAVAL

A cada semana, entre os dias 22 de janeiro e nove de fevereiro, blocos carnavalescos se apresentam nas unidades do Hemoce. No próximo dia 3 de fevereiro, a partir das 11h, o bloco Camaleões do Vila se apresenta no posto de coleta do Hemoce na Praça das Flores. Na semana seguinte será a vez do bloco Unidos da Cachorra que faz a folia para os doadores na sede da instituição, em Fortaleza. A parceria com os blocos de carnaval é uma tradição nas campanhas de incentivo à doação de sangue no período carnavalesco.