Menu

Corpo de Bombeiros repudia falas do vice-prefeito de Fortaleza sobre incêndio no Cocó

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) lançou, nesta sexta-feira (19), uma nota de repúdio ao vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSDB), após ele afirmar que o Governo do Estado tem “zero compromisso” em lidar com o incêndio registrado no Parque do Cocó, em Fortaleza. “Desde que o fogo foi identificado, em área de difícil acesso do parque, homens e mulheres do Corpo de Bombeiros atuam, ininterruptamente, para controlar o incêndio, inclusive durante toda madrugada”, escreve o órgão.

Ainda conforme o CBMCE, “centenas de servidores” estão trabalhando para interromper a ação do fogo. A entidade das forças de segurança cearense destacou a presença de bombeiros, brigadistas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e policiais militares do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) nas ações de combate ao incêndio.

“Por fim, a instituição lamenta que o vice-prefeito, um agente público que deveria zelar pelo bem dos fortalezenses, use as redes sociais para desrespeitar os servidores que têm atuado de forma tão intensa e que dedicam suas vidas para debelar o incêndio, para, com isso, proteger a principal área de preservação ambiental da Capital”, finalizou o órgão, na nota.

Pelas redes sociais, o vive-prefeito havia feito duras críticas à atuação do Estado. “Hoje o dia amanheceu triste! Que dor ver nosso maior parque natural urbano tomado em chamas ontem. Perdemos o equivalente a quatro campos de futebol. Mais uma vez a falta de compromisso do Governo do Estado com a natureza. Mais uma vez, zero compromisso, zero agilidade, zero resolutividade! Nota no Instagram não resolve o que perdemos! Que tristeza!”. Após nota de repúdio emitida pelo Corpo de Bombeiros, o vice-prefeito voltou a falar sobre o assunto em suas redes sociais.

O presidente do PSDB Ceará afirmou que o seu posicionamento não foi direcionado ao time de servidores do CBMCE. “A minha fala foi direcionada a liderança do governador, que deveria tomar as providências para sanar esse problema que tem dimensões ambientais e sociais extremas para a população”.

“Jamais iria me direcionar aos profissionais do corpo de bombeiros que estão lá de forma aguerrida lutando para sanar o problema. O que eu falo é sobre um plano estratégico para enfrentar o problema, suporte aéreo, e tomadas de decisões acertadas para enfrentar tal situação, inclusive pela vida desses profissionais! Reforço aqui aos profissionais, homens e mulheres, que estão trabalhando para sanar o problema, meu respeito máximo e minha admiração, sei que arriscam suas próprias vidas pelo bem estar coletivo”, escreveu.

Élcio criticou a escolha do nome do gestor do Parque do Cocó, anunciado pelo governador Elmano de Freitas no dia 20 de novembro do último ano, onze meses após o início de seu mandato. “Um governo que leva nove meses para nomear o gesto do parque é um governo sem compromisso, que leva em risco não só a vida da própria floresta, mas dos profissionais que estão lá lutando para apagar o incêndio. Necessitamos, sobretudo, de um plano de acompanhamento, fiscalização e preservação do nosso parque do Cocó, para que essa situação não ocorra novamente“, finalizou.