O Psol lançou a sua segunda pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza para as Eleições de 2024. A professora Maya Eliz (Psol) anunciou o lançamento de seu nome como uma das alternativas do partido para o pleito. Além dela, o produtor cultural Técio Nunes (Psol) também já foi anunciado como pré-candidato. Com o impasse acerca do pré-candidato oficial, o partido deve realizar as convenções para chegar a um consenso.
Maya Eliz, caso seja escolhida para concorrer ao pleito, será a primeira trans a disputar a Eleição Majoritária na capital cearense. Em suas redes sociais, a agora pré-candidata pontuou quais suas principais pautas para a cidade. “Nossa aposta é de seguir estimulando a mobilização social, sem conciliação de classes, construindo um projeto social com os diversos setores oprimidos e explorados”, escreveu.
“Em 2024, precisamos seguir em alerta: a extrema-direita deseja voltar ao poder mais agressiva, tomar os municípios e concretizar seu projeto que massacra o povo para enriquecer os ricaços. Nossa resposta não pode ser vacilante: precisamos sonhar ainda mais alto. O sonho alimenta a esperança, que se manifesta como ação: esperançar. Esse é o caminho para consolidar novas vitórias”.
Ainda no texto, Maya destaca ações como ampliação do investimento na cultura, tornar a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) “mais humanizada”, “derrotar” os empresários de ônibus para garantir um transporte público de qualidade e “para todo mundo”, promover políticas que contribuam para a transição energética, melhorar os postos de saúde da Capital e apostar na educação e nas escolas para transformar a cidade. A professora traz ainda a importância de garantir a dignidade de trabalho, renda e moradia à população.
