Menu

MEC publica edital do Prouni 2024; Consulta de bolsa começa nesta sexta-feira (19)

Foto:Agência Brasil/Valter Campanato

Para facilitar o acesso ao ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última quarta-feira (17), o edital referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa oferta bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições de educação superior privadas. Os interessados poderão consultar a oferta de cursos a partir desta sexta-feira (19). 

Para ser beneficiado com a bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o estudante deve ter participado da edição de 2022 ou de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições iniciam no dia 29 de janeiro e os interessados têm até o dia 1º de fevereiro para realizarem suas inscrições por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os participantes devem ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem e não podem ter zerado a prova de redação. Entre os destaques desta edição, está o aumento no número de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina. Todo o processo acontece de forma online e é gratuito. No período de inscrição, o candidato poderá indicar até duas opções de cursos e mudar as suas escolhas. 

Para participar do Prouni 2024 é necessário:

  • Ter feito as provas do Enem em 2022 ou 2023;
  • Ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
  • Não ter zerado a redação do Enem.

BOLSAS

Atualmente, o programa oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%). O critério de seleção das bolsas segue:

  • Bolsas de 100%: Renda familiar bruta mensal per capita não deve exceder o valor de 1,5 salário mínimo;
  • Bolsas de 50%: Renda familiar bruta mensal per capita não deve exceder o valor de 3 salários mínimos.