Em homenagem à produção musical brasileira nos tempos da Ditadura Militar e aos artistas que se destacaram na luta contra o golpe de 1964, o espetáculo musical “Pra não dizer que não falei das flores” chega à CAIXA Cultural Fortaleza, neste sábado (20), a partir das 20h. Os ingressos do espetáculo já estão à venda na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza.
O espetáculo, que integra a temporada do biênio 2023 e 2024 do Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, conta com uma projeção de vídeos feitos com cenas dos anos de 1960 e 1970. Elas serão exibidas ao longo da apresentação, que traz composições que foram símbolos musicais do período. No palco, as canções são interpretadas pelas cantoras Christina Guedes, Fernanda Guedes e Ingrid Goldfeld, que juntas compõem o Grupo Coralinas.
REPERTÓRIO
Durante a ditadura militar, o cenário musical foi um dos principais alvos da censura instaurada em 1964. Mesmo assim, os artistas não se calaram e consagraram canções por todo o país, embora estes tenham sofrido as mais diversas perseguições, ameaças e, muitas vezes, torturas.
Um grande expoente do período foi o cantor Geraldo Vandré, que compôs “Pra não dizer que não falei das flores”, considerado um hino contra a ditadura e que dá nome ao espetáculo. O artista foi preso, torturado e exilado, mas ‘caminhando’, como ficou popularmente conhecido, tornou-se um dos símbolos musicais do período e um clássico da música popular brasileira. Além da obra de Vandré, outros sucessos que marcaram o período integram o repertório do musical, “Panis et Circenses”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, gravada pelos Mutantes, “Divino Maravilhoso”, de João do Vale, “Aos nossos filhos”, de Ivan Lins, entre outras obras.
SERVIÇO
Espetáculo “Pra não dizer que não falei das flores”
- Neste sábado (20), às 20h, e domingo (21), às 19h
- Classificação Indicativa: 12 anos
- Ingressos: R$ 15,00 (meia entrada) e R$ 30,00 (inteira)
- CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
