Menu

Ampliação da Refinaria Abreu e Lima deve gerar cerca de 30 mil empregos até 2028

A retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco, deve gerar até 30 mil empregos até 2028, informou a Petrobras na última quarta-feira (17). Segundo a estatal, os empregos diretos e indiretos devem ser gerados com a produção diária de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre). Além disso, a expectativa é que a refinaria resulte na ampliação de  até 40% da produção nacional de diesel.

Com orçamento de US$ 17 bilhões em quatro anos, a expansão da refinaria está incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no plano de negócios da petroleira. Nos próximos meses, deve dar início às obras de ampliação da produção das atuais instalações do Trem 1 da refinaria. A obra, que pretende aumentar a carga, melhorar o escoamento de produtos leves e ampliar a capacidade de processamento do petróleo da camada pré-sal, tem previsão de finalização no primeiro semestre de 2025.

Em nota, a Federação única dos Petroleiros afirma que “a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima representa o resgate de um projeto estratégico para o país e importante passo para o desenvolvimento econômico da região nordeste, com geração de emprego e renda.

Além disso, o projeto deve ganhar a primeira unidade SNOX do refino brasileiro. Essa instalação permite transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização. Em operação desde 2014, a Refinaria Abreu e Lima converte 70% do petróleo cru em diesel. Atualmente, o complexo processa 230 mil barris por dia.

LAVA JATO

As obras do complexo começaram em 2005, mas foram paralisadas em 2015, após a denúncia de supostos esquemas de corrupção pela Lava Jato. Na época, as investigações indicaram problemas como contratos superfaturados e desvio de recursos da obra. O projeto foi concluído com valor muito superior ao inicialmente previsto. Para o gerente-geral da refinaria, Márcio Maia, a estatal tentará contatar trabalhadores nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. “Essas pessoas já conhecem o trabalho e são extremamente qualificadas”, diz.