Um total de 27 associações rurais cearenses receberam, em solenidade nesta quarta-feira (17), R$ 4,1 milhões em implementos agrícolas. Ao todo, foram 89 implementos agrícolas do Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará. O evento de entrega aconteceu na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza. “O apoio ao sistema agrário é fundamental para o crescimento e a melhoria das condições de vida no campo”, destacou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz. As entregas integram ação no valor de R$ 8,4 milhões, que devem beneficiar outras associações nos próximos meses, informou o secretário.
Nesta quarta, foram entregues 19 carretas agrícolas, 18 motocultivadores, 16 debulhadores de milho, 11 grades hidráulicas, seis colhedoras de forragens, seis ensiladeiras, cinco plantadeiras/adubadeiras, quatro debulhadores de feijão, duas roçadeiras hidráulicas, uma plantadeira de mandioca e um cultivador/escarificador. As associações selecionadas receberam tratores em 2018 e 2019, e não haviam recebido os implementos.
“É um sonho que a gente realiza ao receber este motocultivador que, com certeza, vai nos ajudar no nosso dia a dia”, disse o agricultor Ricardo Ailton, da Associação dos Agricultores Familiares de Brejo Santo. “Essa moto é de suma importância para o desenvolvimento da agricultura familiar da nossa região. O motocultivador vai beneficiar de 30 a 35 famílias de Brejo Santo. Quando eu chegar lá com esse equipamento, o povo vai soltar até fogos de felicidades”, comemorou.
A presidenta do Instituto de Jovens Rurais do Brasil, em Quixeramobim, Rosângela Alves, também recebeu um dos 18 motocultivadores. “Os equipamentos que vão ajudar no processo de produção dos jovens do campo da nossa região. O motocultivador vai ser usado em cursos agropecuários que nossa entidade organiza”, adiantou a jovem.
MECANIZAÇÃO
O recebimento de um debulhador de milho pela Associação Comunitária Rural de Varjota, localizada no Sertão de Crateús, objetiva garantir p aumento da produção dos produtores rurais de toda a região, projetou o presidente da entidade, Alberi Gomes. “Lá na nossa comunidade, este equipamento vai nos ajudar muito porque vai nos garantir uma maior produção e venda do milho, que é aquilo que nós somos mais fortes. Antes a gente vendia o milho na palha, agora com este implemento vai nos ajudar na questão da economia e desenvolvimento local e estadual”, destacou.
Entidades de 19 municípios foram beneficiadas pelo Projeto de Mecanização Agrícola e Mecanização da Atividade Agrícola. São eles Acarape, Ararendá, Banabuiú, Baturité, Cariús, Crateús, Crato, Fortaleza, Icó, Independência, Jaguaribe, Madalena, Monsenhor Tabosa, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril e Viçosa do Ceará.
A solenidade de entrega contou com as presenças dos secretários executivos da SDA, Marcos Jacinto, de Planejamento e Gestão Interna, Taumaturgo Júnior, do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano, do secretário executivo de Articulação Política do Governo, Antônio Carlos, do secretário de Pesca, Oriel Nunes, do superintendente do MDA, José Wilson Gonçalves, do deputado federal José Guimarães e dos deputados estaduais De Assis Diniz e Missias do MST. Lideranças políticas locais, representantes de entidades sindicais e de movimentos populares também marcaram presença no evento.
