Menu

Lula remarca para sexta-feira (19) agenda em Fortaleza para lançar campus do ITA

O presidente Lula (PT) alterou sua agenda de visita a Fortaleza. O chefe do Executivo viria à capital do Ceará na quinta-feira (18) para lançar a pedra fundamental para o campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) de Fortaleza. No entanto, devido ao quadro de penumonia do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), a visita foi remarcada para sexta-feira (19), às 13h45. Ao OPINIÃO CE, a assessoria do deputado federal José Guimarães (PT) confirmou a alteração da data.

“Estaremos ao lado do presidente Lula, governador Elmano de Freitas e ministro Camilo Santana para a cerimônia de criação do Instituto de Tecnológico da Aeronáutica no Ceará. A partir das 13h45 na Base Aérea de Fortaleza. Um momento histórico para o nosso estado”, escreveu a equipe do parlamentar.

CAMPUS DO ITA E VISITA DE LULA

A nova unidade do ITA, a ser instalada no espaço da antiga Base Aérea da Capital, será o primeiro campus da instituição fora do estado de São Paulo. Na Unidade da Federação (UF) paulista, o ITA está localizado em São José dos Campos, a 91,4 km da capital São Paulo-SP. Na ocasião da visita de Lula, como afirmou Elmano em live semanal na última semana, devem estar presentes também o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT); o ministro da Defesa Civil, José Múcio (PRD); e o comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

No final do ano passado, o governador anunciou que o Ministério da Educação (MEC) vai transferir R$ 50 milhões para o Governo do Ceará para o início das obras do campus. À época, Elmano anunciou que Camilo garantiu a quantia para adaptar a antiga Base Aérea de Fortaleza e dar local à nova sede do ITA. Anunciado ainda no último mês de junho de 2023, as obras da instituição de educação a ser localizada na Avenida Borges de Melo serão lideradas pelo Executivo estadual, por meio da Superintendência das Obras Públicas (SOP).