O projeto “Mestres da Cultura, Janelas para a História da Cultura Cearense” realiza a partir desta quarta-feira (17) vivências e oficina de artes populares entre mestres da cultura cearense e crianças atendidas pelos projetos sociais Criança Feliz e Famílias Reunidas, localizados nos bairros Jardim Iracema e Padre Andrade, na Zona Oeste da Capital; e pelo equipamento cultural Minimuseu Firmeza, no Mondubim. As ações acontecerão também na quinta (18). As participações são gratuitas.
Idealizado pela pesquisadora em Cultura Popular e produtora cultural Paula Silveira, o projeto tem como intuito promover rodadas de saberes, transmitindo aos participantes um pouco da história de vida e trajetória na tradição popular. É uma forma de ensinar a História do Ceará, por meio das memórias e vivências dos mestres, que guardam um rico legado da nossa cultura. É também uma forma de despertar nos jovens o interesse pela cultura popular tradicional, possibilitando que tenham acesso às nossas raízes, favorecendo a transmissão destes conhecimentos e salvaguarda dessas tradições.
“A ideia de realizar esse projeto partiu, inicialmente, do amor ao trabalho desses Tesouros Vivos da Cultura Cearense, que pelo seu legado cultural e seus conhecimentos, são reconhecidos Mestres da Cultura. Uma grande preocupação, sobretudo nestes tempos modernos, voláteis e líquidos, onde a cultura tem sido cada vez mais descartável, é que o acervo vivo que os mestres guardam dentro de si, possam ser compartilhados de forma a difundir a mais pessoas e torná-los mais acessíveis”, declara Paula Silveira.
O projeto “Mestres da Cultura, Janelas para a História da Cultura Cearense” é uma realização do Atelier do Imaginário Produção Cultural e do Coletivo Das 3 e conta com apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), por meio do IX Edital das Artes de Fortaleza.
Programação
Vivência e oficina com Mestra Mariinha da Ló
(Paracuru)
Dia 17/01, quarta, de 14h às 17h
Local: Projeto Criança Feliz
Vivência e oficina de Isogravura com Mestre João Pedro do Juazeiro
(Fortaleza/Ce)
Dia 18/01, quinta, de 9h às 12h
Local: Minimuseu Firmeza
