Menu

Nordestino de 22 anos é o mais jovem do Brasil aprovado no concurso de diplomata

Foto: Divulgação/Governo do Piauí

O piauiense Luís Marcelo Gomes Mendes Leite, de 22 anos, é um dos mais jovens aprovados para entrar no serviço diplomático brasileiro. Ele foi selecionado na terceira e última fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), certame considerado um dos mais difíceis no Brasil. São aproximadamente 9 mil candidatos para 50 vagas. “Para mim, significa a realização de um sonho. É uma carreira muito bonita, que representa o país e seus interesses. É bom saber que eu vou poder contribuir de alguma forma para o Brasil”, disse Luís Marcelo.

Luís Marcelo realizou o teste da primeira fase em agosto e o da segunda, em outubro de 2023. Ele vai tomar posse como terceiro secretário, primeiro degrau na carreira diplomática, e ingressar no curso de formação do Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, que oferece programas de diplomacia, cooperação internacional e ação afirmativa. O jovem piauiense vai atuar no Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores, em Brasília.

Os diplomatas negociam os interesses do País em conferências internacionais e atendem os cidadãos brasileiros nos consulados, entre outras funções. “Uma das pessoas mais jovens a conseguir este feito. Que essa seja uma trajetória de muito sucesso, Luís!”, parabenizou o governador do Piauí, Rafael Fonteles, pelas redes sociais.