Menu

Fortaleza passa a contar com carro utilitário e ganha linha de crédito para taxistas

Vereador de Fortaleza Moura Taxista (PSB), de costas à direita, em reunião no Sindicato de Taxistas do Ceará (Sinditaxi). Foto: Divulgação/CMFor

Fortaleza já pode contar com a utilização de táxis utilitários para transporte de passageiros. A iniciativa é do vereador Moura Taxista (PSB), através de Projeto de Lei (PL) que regulamenta as normas gerais do serviço de transporte individual de passageiros de Fortaleza e da Legislação da Capital. Com a medida, lançada na última sexta-feira (12), ficam autorizados automóveis, camioneta e caminhonete com capacidade de até sete pessoas para táxi. Ainda conforme o parlamentar, será aberta uma linha de crédito para aquisição de táxis, por meio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Segundo Moura, é um prazer muito grande poder usar o seu mandato para trazer “esse benefício tanto para a categoria como para a cidade de Fortaleza”. “O carro utilitário era um sonho de décadas e que ainda não tinha sido viabilizado. (…) Isso é importantíssimo para o transporte do aeroporto, da rodoviária, da rede hoteleira e de toda a cidade”, declarou. Na ocasião de sua fala, o vereador agradeceu aos colegas parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), que aprovaram o projeto por unanimidade, e ao prefeito José Sarto (PDT), que sancionou a iniciativa, a tornando lei.

LINHA DE CRÉDITO

No mesmo evento, o BNB lançou uma linha de crédito para aquisição de táxis em Fortaleza. “Há mais de cinco meses a gente vinha nesse diálogo com o BNB e hoje temos essas duas festas, tanto o lançamento do carro utilitário quanto a linha de crédito do BNB para os taxistas”, celebrou o vereador.

O taxista Ailton Aparecido da Silva, que trabalha no ramo há 10 anos, repercutiu as ações.

“No dia a dia, muitas pessoas que estão no shopping, nas lojas, compram TVs, bicicleta, ar-condicionado, televisão e, às vezes, a loja passa uma semana para entregar o produto. Com um táxi na porta, se quiser levar logo o produto para casa, o utilitário ajuda”.

Sobre a linha de crédito, Ailton afirma que a medida vai melhorar a vida dos profissionais: “é um juro bem menor e vai inovar a frota da cidade. É muito importante que o táxi seja novo, pneus bons, manutenção boa, para dar mais segurança para o cliente. Tudo representa a categoria e é muito importante para a cidade”, concluiu.