O Ceará deve seguir com condições de chuva até quarta-feira (17), pelo menos, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo a previsão, a tendência é de acumulados mais reduzidos em relação ao fim de semana, por exemplo. O cenário metereológico previsto se dá pela presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está se deslocando para o continente, influenciando em precipitações mais passageiras sobre o estado.
Nesta segunda-feira (15), são esperados registros no Litoral de Fortaleza entre madrugada e manhã. Ao longo do dia, chuvas no Litoral Norte, na Ibiapaba, no sul do Sertão Central e Inhamuns e Cariri. Para terça (16) e quarta (17), a Funceme aponta condição de chuvas isoladas e de fraca intensidade na faixa litorânea, no período da madrugada e início da manhã, e na Ibiapaba no período da tarde.
PREVISÃO
- Segunda-feira: Céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada No Litoral de Fortaleza no período da manhã. Durante tarde e noite, baixa possibilidade de chuva isolada no Litoral Norte, na Ibiapaba, sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
- Terça-feira: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea no período da madrugada e início da manhã. No período da tarde e noite, baixa possibilidade de chuva isolada na Ibiapaba.
- Quarta-feira: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na Ibiapaba.
Conforme a Funceme, as chuvas previstas se dão, principalmente, devido à atuação do sistema de brisa, transporte de umidade proveniente do Oceano Atlântico e efeitos locais como relevo e temperatura. As temperaturas mínimas deve variar entre 20°C a 24°C na regiões serranas do Maciço de Baturité, na Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Por outro lado, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri as temperaturas máximas devem alcançar os 38°C no período da tarde.
CHUVAS
Entre domingo e segunda-feira (15), choveu em pelo menos 16 cidades, segundo a Funceme. Os maiores acumulados foram observados em Viçosa Do Ceará (25 mm), Massapê (20.2 mm), Pedra Branca (20 mm), Coreaú (16.4 mm) e Paraipaba (15 mm).
