O deputado federal e presidente interino do PDT nacional, André Figueiredo (PDT), se reuniu com o ex-prefeito de Caucaia, Zé Gerardo, nesta semana, ao lado do ex-prefeito de Fortaleza e presidente do Diretório municipal do partido na capital cearense, Roberto Cláudio (PDT). Conforme Figueiredo, a pauta do encontro foi o “futuro de Caucaia”. O atual gestor municipal, Vitor Valim (PSB), informou nesta semana que não deve tentar a reeleição, situação que gerou burburinho no meio político. Caucaia tem o segundo maior colégio eleitoral do Estado e é peça importante nas eleições majoritárias de 2026.
Ver essa foto no Instagram
“Temos trabalhado bastante pela melhoria da qualidade de vida do povo cearense, acompanhando todos os cenários município a município, reconhecendo a importância de um olhar especial pelo povo Caucaiense. Vamos caminhar juntos por uma Caucaia mais justa e próspera para todos”, escreveu o deputado federal, em suas redes sociais.
Zé Gerardo foi prefeito de Caucaia entre os anos de 1997 e 2000. Ainda antes de assumir a Prefeitura do Município, havia sido eleito para deputado federal, em 1994. Ele se licenciou em 1997 para iniciar sua gestão na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Como parlamentar na Câmara dos Deputados, o então ex-prefeito conseguiu se eleger em mais duas oportunidades: em 2002, para o mandato de 2003-2007; e em 2006, para o mandato de 2007-2011.
OUTRAS POSSÍVEIS CANDIDATURAS
Nesta semana, o atual prefeito, Vitor Valim (PSB), anunciou que não concorrerá à reeleição para um possível segundo mandato. Com mais de 220 mil eleitores, Caucaia possui o segundo maior colégio eleitoral do Ceará. Junto a Fortaleza, são as duas únicas cidades cearenses que têm segundo turno. Com o anúncio da desistência de Valim, pelo menos outros sete nomes despontam como possíveis pré-candidatos ao município.
Leia Mais | Perda da filha fez Vitor Valim desistir da reeleição em Caucaia: “dor imensurável”
Nomes como do ex-prefeito Naumi Amorim (PSD); das deputadas estaduais Lia Gomes (PDT) e Emília Pessoa (PSDB); do secretário especial da Saúde Indígena (Sesai), Weibe Tapeba (PT); do secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho (PDT); do vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho (União Brasil); e do marido da deputada federal Carla Zambelli (PL), Aginaldo de Oliveira (PL), surgem como possíveis candidaturas.
